Festival recebe instrumentistas de 7 países em Piracicaba

Fukuda Cello Ensemble integra programação artística - Foto Divulgação

Fukuda Cello Ensemble integra programação artística – Foto Divulgação

Piracicaba celebra o encontro de instrumentistas de sete países com a realização do 5º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita). Sob regência do aclamado maestro Jamil Maluf, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba faz a abertura da programação às 17h de domingo, 20, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Até 26 de julho, o público tem a possibilidade de prestigiar nove apresentações gratuitas que reverenciam compositores como Villa-Lobos, Piazzolla, Bach, Mozart, Vivaldi, Brahms e Haydn.

Com 93 anos de trajetória, a origem da Orquestra Sinfônica de Piracicaba remonta ao início do século, tendo como primeiro regente Lázaro Lozano. O concerto de abertura terá uma obra do alemão Rudolf Haken, professor na Universidade de Illinois que também integra o corpo docente do Feimep. “É uma música que carrega toda uma influência de jazz e tem uma orquestração brilhante. Certamente vai seduzir seus ouvintes, além do talento da solista que irá executá-la, a pianista japonesa Jasmin Arakawa”, declara o maestro, que incluiu no programa também a Sinfonia nº 9, de Antonín Dvorák.

Jamil Maluf, que é de Piracicaba, esteve à frente da Orquestra Experimental de Repertório por 24 anos. Ele possui quatro prêmios de Melhor Regente de Orquestra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e atuou como diretor pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão. “O Feimep vem crescendo e se consolidando no cenário musical brasileiro, por isso temos a expectativa que ele responda ao anseio de todos, alunos, professores e público”, diz.

O concerto de encerramento do Feimep também estará sob a batuta de Maluf, que durante a semana irá conduzir os ensaios com os alunos do festival, em diferentes níveis de formação e provenientes de conservatórios e universidades do país. A apresentação será no sábado, 26, às 20h, no Teatro do Engenho Central.

Um dos destaques na programação é a junção do violoncelo com os tambores japoneses na performance do Fukuda Cello Ensemble, grupo formado em 2006 pelo Instituto Fukuda, em São Paulo, e do Kyuryu Daiko, grupo de taikô piracicabano iniciado em 2009 com a missão de disseminar a cultura nipônica. A apresentação será às 20h do dia 23, também no Teatro do Engenho, que recebe outros quatro concertos até sexta-feira, 25, com jovens talentos e professores do festival.

A Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), conhecida em todo o país pela formação de instrumentistas de destaque no Brasil e no exterior, abre suas portas para duas apresentações do Feimep: na segunda-feira, 21, às 18h, com a Orquestra de Câmara da Adec (Academia de Desenvolvimento Educacional e Cultural); e na sexta-feira, 25, às 17h30, com performances individuais ou em grupos dos estudantes do festival.

FORMAÇÃO – Concebida para democratizar o acesso à música clássica, a programação pedagógica do Feimep é composta por masterclasses e ensaios durante a semana. As aulas serão ministradas por 15 instrumentistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Inglaterra, Suíça, Hungria, Alemanha e Brasil. São 220 jovens estudantes de música, provenientes de 73 cidades brasileiras, que estudarão contrabaixo, piano, viola, violino, violoncelo, interpretação das obras de Bach para cordas e Método Dalcroze.

Diretor artístico e coordenador pedagógico do Feimep, o violoncelista André Micheletti explica que a proposta é oferecer uma completa imersão aos jovens instrumentistas ao meio musical. “O evento contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos novos talentos e favorece a região, com a ampliação das práticas culturais e a disseminação da música”, destaca André, que atua na Bachiana Sesi Filarmônica, está à frente da coordenação pedagógica do Instituto Fukuda, e dá aulas na Escola Municipal de Música de São Paulo, no Instituto Baccarelli, sediado na comunidade de Heliópolis, e nas faculdades Mozarteum e Cantareira.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, diz que o Feimep reafirma o destaque de Piracicaba no cenário erudito nacional. “Somos reconhecidos pela Escola de Música e pela notável atuação do maestro Ernst Mahle. Esta é uma das formas de o poder público contribuir para a formação de plateia e para o aperfeiçoamento de talentos”, avalia.

O evento é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Associação Amigos Mahle, com apoio do Senac Piracicaba, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, Colégio Atlântico e Secretaria Municipal da Educação. A retirada para os ingressos tem início uma hora antes de cada atração. Mais informações: www.feimep.com.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

20 de julho – domingo – 17h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Orquestra Sinfônica de Piracicaba

21 de julho – segunda-feira – 18h
Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Orquestra de Câmara da Academia de Desenvolvimento Educacional e Cultural

21 de julho – segunda-feira – 20h
Teatro Municipal Erotides de Campos
Concerto de Jovens Talentos

22 de julho – terça-feira – 20h
Teatro Municipal Erotides de Campos
Apresentação de Nigel North (alaúde) e André Micheletti (violoncelo barroco)

23 de julho – quarta-feira – 20h
Teatro Municipal Erotides de Campos
Fukuda Cello Ensemble e Kyuryu Daiko (grupo de taikô)

24 de julho – quinta-feira – 20h
Teatro Municipal Erotides de Campos
Concerto dos professores do Feimep

25 de julho – sexta-feira – 17h30
Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Apresentação dos alunos do Feimep

25 de julho – sexta-feira – 20h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Concerto dos professores do Feimep

26 de julho – sábado – 20h
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Concerto com a Orquestra do Feimep

Endereços

Teatro Municipal Erotídes de Campos – Teatro do Engenho

Av. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central | (19) 3413.8526

Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Rua Santa Cruz, 1.155 – Centro | (19) 3422.2464

Deixe uma resposta