Marco histórico quer perpetuar legado no entorno da Igreja de São Benedito

 

A Câmara de Vereadores de Piracicaba deve edificar até setembro, na entrada de seu prédio principal, marco histórico de resgate do entorno da Igreja de São Benedito. O gesto visa manter a memória de espaços que, ainda em 1824, foram destinados à construção de capela e cemitério, para atender aos negros escravizados na cidade. O cemitério teria ocupado o espaço da atual Praça Jorge Tibiriçá, onde está situada a Escola Estadual Moraes Barros, na Rua Alferes José Caetano.

A defesa da iniciativa foi reforçada na manhã desta quarta-feira (12), na Câmara, durante visita feita por José Mariano – que, aos 85 anos, segue à frente da defesa do legado sociocultural e histórico que envolve a Igreja de São Benedito. Ele destacou a luta do movimento negro pelo reconhecimento ao trabalho de mais de cinco mil escravizados que atuaram em Piracicaba na época do Império.

Mariano reiterou sua reconhecida trajetória de luta, destacando sua manifestação em 13 de maio de 2010, quando se acorrentou na Praça José Bonifácio. Seu objetivo foi chamar a atenção das autoridades e da população em geral sobre a importância do resgate histórico e possíveis indenizações sobre as quais caberia à Justiça se manifestar. Sua argumentação está baseada em documentos e outras comprovações de áreas que foram doadas e, depois, desvirtuadas – naquele momento em que africanos e seus descendentes escravizados não tinham direito à propriedade.

Durante o encontro na Câmara de Vereadores, o presidente Gilmar Rotta detalhou o projeto da construção do marco histórico, que também contará com o apoio de: Departamento de Documentação e Transparência da Câmara, dirigido por Bruno Didoné de Oliveira; da diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues; e do jornalista da Câmara Martim Vieira, que acompanharam a reunião e verificaram o lugar onde será edificado o marco.

Na mesma Câmara, José Mariano também já foi homenageado com  a Medalha Zumbi dos Palmares, no Dia da Consciência Negra.

Deixe uma resposta