Mostra estudantil reúne 14 grupos paulistas de teatro em Piracicaba

Grupo-Cromossomosdoidos-integra-a-programação---foto-Márcio-Abegão
Piracicaba recebe a partir desta quinta-feira, 13, a 21ª Mostra de Teatro Estudantil, com a presença de 14 grupos do interior e da capital paulista nativos das redes pública e privada de ensino. A programação começa às 14h no Teatro do Sesi, na Vila Industrial, e continua às 20h no Salão Nobre do Colégio Piracicabano, no Centro. Ao todo são 19 espetáculos, distribuídos nos dias 14 e 17. O evento integra o 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e tem entrada gratuita.

A Mostra de Teatro Estudantil tem como propósito difundir e promover o gosto teatral entre estudantes e desenvolver a formação de público. Idealizada pelo Colégio Piracicabano, ela foi incorporada ao Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba por meio da lei municipal 7.941/2014, e a partir deste ano será sempre realizada pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Esta edição recebeu 31 inscrições de 14 cidades do interior e da capital.

Na avaliação da secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, a Mostra potencializa o interesse de crianças e jovens pelas artes cênicas desde os primeiros anos da vida escolar. “A inclusão da Mostra no Fentepira está amparada no estímulo à formação artística e certamente contribuirá com a ampliação do público de teatro na cidade.”

A exemplo do que acontece com o Fentepira, a Mostra Estudantil não é de caráter competitivo. Após as apresentações, os grupos participam de bate-papo com o ator João Scarpa, diretor da Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba) e presidente da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), e a especialista em teatro Daniela Bonafé, que atua na rede pública municipal de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO – O Teatro do Sesi, na Vila Industrial, recebe os primeiros espetáculos da Mostra, às 14h de quinta-feira, 13, com grupos oriundos das unidades piracicabanas do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo).

O Grupo Gargalhada, do Bosques do Lenheiro, encena Rainha do Gelo. O Grupo Os Impossíveis, do Parque Orlanda, traz Romeu e Julieta. Na mesma data acontecem as apresentações de Duelo de Bruxos, do Grupo As Pimentinhas, do Algodoal; O Mágico de Oz, do Grupo Os Megafones, do Jaraguá; O Pequeno Príncipe; do Grupo Jori, do Jardim Oriente; e Os Saltimbancos, do Grupo Ita, do Jardim Itapuã. Encerra a agenda na data o Grupo Sabiás, do Case Sabiás, com O Mistério da Feiurinha.

Ainda na quinta, 13, às 20h, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano, se apresentam a Ronaumrose Companhia Teatral, do Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, com as peças Losângulo Amoroso e Porque o Amor Enlouquece; e o Grupo Fogo N’Água, do Colégio Tales de Mileto, com A História de Tião Bolero.

A partir das 14h de sexta-feira, 14, o Salão Nobre do Colégio Piracicabano recebe Sherazade Conta Aladdin, do 7º Núcleo de Teatro Contando História, da Fundação Criança de São Bernardo do Campo; e Floresta do Raio Vermelho, do Núcleo de Cultura TWL-Ousadia, da Escola Estadual Dr. Washington Luis, de Mogi das Cruzes.

Às 20h do dia 14, também no Salão Nobre, são duas montagens de companhias do Colégio Piracicabano: Como Andar sem Poesia?, do Grupo ContraTempo, e Familiaridade, do Grupo Cromossomosdoidos. Ainda na data será encenado A Felicidade não se Engole…, do Grupo O Grito, da Escola Coopep.

O último dia da Mostra Estudantil, 17 de novembro, conta com peças às 14h no Teatro do Sesi. Da Escola Estadual Carlos Gomes, de São Paulo, o Grupo Filosofia de Coxia encena Roda Viva. E da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, o Grupo Protuberância traz Auto da Compadecida.

Para encerrar as atividades, às 20h do dia 17, o Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, recebe As Aventuras de Chico Preguiça e Juca Moleza, da Trupe Catavento, do Anglo Boituva, e Um Grito, da Cia 4 Cantos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Inácio Soares e Escola Estadual da Quadra.

FENTEPIRA – A programação do Fentepira acontece de 15 a 23 de novembro, com 11 espetáculos na mostra oficial e dois infantis pelo projeto Diversão Em Cena, da ArcelorMittal. As apresentações serão no Teatro do Engenho, praça José Bonifácio, área externa do Engenho Central e Teatro do Sesi. Além de bate-papos, o Festival conta com três oficinas gratuitas, com inscrições abertas pelo site oficial.

Os parceiros de ambos os eventos, realizados pela Prefeitura de Piracicaba, são o Sesi Piracicaba, Colégio Piracicabano, Senac Piracicaba, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Ponto de Cultura Garapa, Secretaria Municipal da Educação, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Centro de Comunicação Social e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – 21ª Mostra de Teatro Estudantil: dias 13, 14 e 17 de novembro. Ingressos disponíveis uma hora antes das apresentações. Mais informações pelo site oficialwww.fentepira.com.br, pelo blog www.fentepira.wordpress.com, no Facebook www.fb.com/festivaldepiracicaba ou pelos telefones (19) 3413-8526 e (19) 3413-5212.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

13 de novembro | quinta-feira | 14h | Teatro do Sesi Piracicaba

 

Espetáculo Rainha do Gelo

Grupo Gargalhada, de Piracicaba

Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) Bosques do Lenheiro

Duração: 15 minutos

 

Espetáculo Romeu e Julieta

Grupo Os Impossíveis, de Piracicaba

Case Parque Orlanda

Duração: 15 minutos

 

Espetáculo Duelo de Bruxos

Grupo As Pimentinhas, de Piracicaba

Case Algodoal

Duração: 15 minutos

 

Espetáculo O Mágico de Oz

Grupo Os Megafones, de Piracicaba

Case Jaraguá

Duração: 15 minutos

 

Espetáculo O Pequeno Príncipe

Grupo Jori, de Piracicaba

Case Jardim Oriente

Duração: 20 minutos

 

Espetáculo Os Saltimbancos

Grupo Ita, de Piracicaba

Case Jardim Itapuã

Duração: 20 minutos

 

O Mistério da Feiurinha

Grupo Sabiás, de Piracicaba

Case Parque Sabiás

Duração: 20 minutos

 

13 de novembro | quinta-feira | 20h | Salão Nobre do Colégio Piracicabano

 

Espetáculo Losângulo Amoroso

Ronaumrose Companhia Teatral, de Piracicaba

Instituto Formar de Aprendizagem Profissional

Duração: 20 minutos

 

Espetáculo Porque o Amor Enlouquece

Ronaumrose Companhia Teatral, de Piracicaba

Instituto Formar de Aprendizagem Profissional

Duração: 20 minutos

 

Espetáculo A História de Tião Bolero

Grupo Fogo N’Água, de Piracicaba

Colégio Tales de Mileto

Duração: 50 minutos

 

14 de novembro | sexta-feira | 14h | Salão Nobre do Colégio Piracicabano

 

Espetáculo Sherazade Conta Aladdin

7º Núcleo de Teatro Contando História

Fundação Criança de São Bernardo do Campo

Duração: 60 minutos

 

Espetáculo Floresta do Raio Vermelho

Núcleo de Cultura TWL-Ousadia, de Mogi das Cruzes

Escola Estadual Dr. Washington Luis

Duração: 40 minutos

 

14 de novembro | sexta-feira | 20h | Salão Nobre do Colégio Piracicabano

 

Espetáculo Familiaridade

Grupo de Teatro Cromossomosdoidos, de Piracicaba

Colégio Piracicabano

Duração: 45 minutos

 

Espetáculo A Felicidade não se Engole…

Grupo O Grito, de Piracicaba

Escola Coopep

Duração: 50 minutos

 

Espetáculo Como Andar sem Poesia?

Grupo de Teatro ContraTempo, de Piracicaba

Colégio Piracicabano

Duração: 75 minutos

 

17 de novembro | segunda-feira | 14h | Teatro do Sesi Piracicaba

 

Espetáculo Roda Viva

Grupo Filosofia de Coxia, de São Paulo

Escola Estadual Carlos Gomes

Duração: 60 minutos

 

Espetáculo Auto da Compadecida

Grupo Protuberância de Teatro, de Mogi das Cruzes

ETEc Presidente Vargas

Duração: 60 minutos

 

17 de novembro | segunda-feira | 20h | Teatro do Engenho

 

Espetáculo As Aventuras de Chico Preguiça e Juca Moleza

Trupe Catavento, de Boituva

Colégio Anglo

Duração: 35 minutos

 

Espetáculo Um Grito

Cia Teatral 4 Cantos, de Quadra

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Inácio Soares e Escola Estadual da Quadra

Duração: 50 minutos

Deixe uma resposta