Exposição evidencia vida pública, política e privada de Prudente de Moraes

Prudente de Moraes

A Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC) apresenta no Museu Prudente de Moraes a exposição “Vida Pública, Política e Privada de Prudente de Moraes”, entre os dias 15 de novembro e 01 de dezembro. As visitações acontecem de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição contempla a história de Prudente de Moraes, sua vida pública, política e privada. Ao todo, estarão expostos cerca de 60 objetos que pertenceram ao 1º Presidente Civil e à sua família. Quem visitar o Museu terá oportunidade de conhecer um pouco mais da vida da ilustre personalidade, sua carreira política, seus feitos como propagador e articulista do Partido Republicano, sobre a Guerra de Canudos e o atentado contra sua vida, fato que consolidou o Governo Republicano.

As escolas públicas e particulares, assim como grupos espontâneos, que se interessarem em visitar a exposição podem entrar em contato através dos telefones: (19) 3422-3069 / (19) 3432-2148

“Esta data é importante pelo fato de comemorar os 120 anos da primeira eleição direta à Presidência da República que foi vencida por Prudente de Moraes. E a exposição tem como objeto evidenciar este momento tão importante da história brasileira”, afirma a diretora do museu, Renata Gava.

 

 

Biografia de Prudente de Moraes:

Prudente José de Moraes Barros, nome dado pelos seus pais, definiu por toda a vida o seu perfil de homem prudente demais. Os princípios morais, éticos, legais e a busca pela justiça marcaram sua vida pública e privada. Meticuloso e regrado nos atos, articulador e firme nas palavras, construiu sua imagem e as bases políticas para a consolidação da República no Brasil.

Nasceu em 04 de outubro de 1841, na cidade de Itú. Após formar-se Bacharel em Ciências Jurídicas, Academia de Direito de São Paulo no Largo São Francisco, veio residir na Cidade da Constituição, atual Piracicaba, passando a exercer sua profissão de advogado e político. Deixou Piracicaba como vereador e gradativamente conquistou cargos em âmbito estadual e federal, até atingir o maior grau político de poder, a Presidência da República.

Entre os anos de 1865 a 1868, foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal. Atou como Deputado Provincial nos seguintes mandatos: 1868-1869, 1878-1879, 1882-1883 e 1888-1889. No ano de 1885 e 1886 foi eleito Deputado Geral. Após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi indicado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, a assumir o cargo de Governador do Estado de São Paulo, 1889 até 1891, renunciando após esta data para assumir seus trabalhos no Senado. Neste cargo o feito mais marcante ocorreu ao presidir a sessão para Promulgação da Constituição Republicana, em 1891.

Com mandato de 1894 a 1898, foi primeiro Presidente Civil eleito pelo povo. Defendia a paz e a unidade nacional. Considerado um grande propagandista do idealismo republicano e o primeiro político a representar os paulistas no cenário federal.

Prudente de Moraes soube galgar estrategicamente sua postura política, concepção partidária e liderança na propaganda republicana. Como estrategista partidário garantiu o apoio de órgãos da Imprensa republicana para construção da imagem e propaganda dos candidatos perante a nação. As imagens em torno de Prudente de Moraes foram construídas ao longo de sua vida e representadas através dos apelidos a ele atribuídos: Caipira, Biriba, Pacificador, Prudente Demais e Santo Varão da República.

 

Sobre o Museu Prudente de Moraes

 

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

 

 

Serviço:
Exposição Prudente de Moraes: 120 anos de história

Conheça a história do Primeiro Presidente Civil do Brasil

Data: 15/11 – 01/12/2014

Entrada: gratuita
Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP)
Informações: (19) 3422-3069

Email [email protected]

Facebook Museu Prudente de Moraes Site www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Deixe uma resposta