Museu da Esalq recebe paralela do Salão de Humor de Piracicaba

Trabalho de Boligan exposto no Museu da Esalq 1O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), recebe entre os dias 3 e 28 de agosto a exposição “Boligan, maestro do humor”, uma paralela do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A entrada é gratuita.

A mostra é uma seleção de cartuns de Angel Boligan Corbo, cubano radicado no México, uns dos artistas gráficos atuais mais reconhecidos mundialmente. São 50 desenhos, apresentados originalmente na 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, quando o artista fez parte do Júri de Premiação do evento.
Boligan é formado em Artes Plásticas e fundou e mantém o “The Cartoon Club América”, agência que promove o trabalho de desenhistas latino-americanos.

JOTA A – Outro artista reverenciado pelo Salão de Piracicaba, por meio de uma mostra paralela, é o piauiense José Antonio Costa, conhecido como Jota A. Dono de um estilo inconfundível é um dos cartunistas brasileiros mais premiados em concursos de humor gráfico no Brasil e no exterior. Uma seleção de trabalhos de
sua autoria, intitulada “Traço e riso”, pode ser conferida no Hotel Center Flat Service, até o dia 4 de outubro.

MOSTRA COMPETITIVA – Os trabalhos que vão compor a mostra competitiva do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba já estão definidos. Foram 429 obras escolhidas, das quais 128 cartuns, 114 caricaturas, 95 charges e 49 tiras/histórias em quadrinhos, além de 43 trabalhos com o tema Corrupção. O salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu).

O júri de premiação se reunirá no dia 15 de agosto, no Engenho Central, para escolher as melhores entre as obras selecionadas, que serão divulgadas na abertura do evento, no dia 22 de agosto. Os cartunistas brasileiros Luiz Gê, Laerte Coutinho e Angeli e as cartunistas Nani Mosquera e Cristina Sampaio, da Colômbia e Portugal, respectivamente, além do professor da Universidade
Mackenzie, Alexandre Huady e o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, formam o júri de premiação.

“Ficamos orgulhosos com a chegada do nosso Salão à 42ª edição. Ele continua cumprindo o seu papel, que é o de fazer rir e de também provocar a reflexão e a crítica de toda a sociedade”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

SERVIÇO:
BOLIGAN, maestro do humor – Seleção de cartuns de Angel Boligan Corbo, cubano radicado no México, uns dos artistas gráficos atuais mais reconhecidos mundialmente. De 03 a 28 de agosto. Local: Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes ‘Luiz de Queiroz’ – ESALQ/USP (Av. Pádua Dias, n. 11, Piracicaba/SP).
Visitas: segunda a sexta, da 8h às 17h.

TRAÇO E RISO – Seleção de cartuns e charges do piauiense José Antonio Costa, o JOTA A. De 24 de julho a 04 de outubro. Local: Hotel Center Flat Service (Rua José Pinto de Almeida, 877 – Centro, Piracicaba/SP). Visitas: diariamente das 9h às 20h.

Deixe uma resposta