Museu Prudente de Moraes e EMPEM apresentam “Coro das Quintas”

Coro das Quintas

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), juntamente com a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM) apresentam o espetáculo musical “Coro das Quintas” nessa quinta-feira, 06 de novembro, às 18h, no Museu Prudente de Moraes. A entrada é gratuita.

O coro é formado por alunos da EMPEM, ex-alunos e jovens da comunidade que tem na música sua paixão. A apresentação contará com um repertório eclético da música coral usando a linguagem cênica como complemento para as produções elaboradas coletivamente. A regência fica por conta de Tania Figueiredo Pacca Perticarrari e Francine Rigitano como pianista.

 

O ESPETÁCULO

 

Uma reflexão sobre relação social e os desejos na atualidade através do poemas Desejos de Carlos Drumon de Andrade e músicas dos autores: Sergio Brito (Titãs), Geraldo Espindola, Ernst Mahle, J. S. Bach e Tom Jobim.

O Concerto Vocal foi inspirado no conceito dos druidas, pessoas que eram encarregadas das tarefas de aconselhamento e ensino na população Celtas e que acreditavam que a relação podia ser mais íntima ao mesmo tempo cada homem ou mulher levava em seu interior uma árvore, pela qual alimentava o desejo de crescer da melhor maneira. Além disso, eles contemplavam o símbolo da verticalidade, da vida em completa evolução, em uma ascensão permanente até o céu…

Por outra parte, a árvore permitia estabelecer uma comunicação entre os três níveis dos cosmos: o subterrâneo, por suas raízes que não deixavam de sugar nas profundidades para saciar a contínua necessidade de encontrar água; as alturas, através da copa e dos ramos superiores, sempre reunidos na totalidade dos elementos, a água que flui em seu interior, a terra que se integra em seu corpo pelas raízes, o ar que alimenta as folhas e o fogo que surge de sua fricção…

 

CORO DAS QUINTAS

O Coro das Quintas é formado por alunos da EMPEM, ex alunos e jovens da comunidade que gostam de cantar. A proposta desse trabalho é desenvolver um repertório eclético buscando sempre a boa qualidade da música coral e usando a linguagem cênica como complemento para as produções que são sempre elaboradas coletivamente, desenvolvendo assim a criatividade do grupo e estimulando o envolvimento dos integrantes com o processo do trabalho. É um Coro alegre, divertido e muito comprometido.

 

REGENTE: Tânia Perticarrari

Graduada em Música com Especialização em Regência Coral pelo CBM – CEU (Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário – RJ – 2013).

Participou do curso de Regência Coral em Indianápolis – EUA, ministrado pelo Maestro Henry Leck em 2007.

Se dedica ao trabalho com Educação Musical há 30 anos. Ministrou várias oficinas, entre elas: “Música na Escola Regular” – Projeto para formação de professores da Secretaria de Educação de Rio Claro junto à UNESP.

Atualmente é Regente do Coro Infantil e Coro das Quintas (grupo jovem) da Escola de Música de Piracicaba – Maestro Ernst Mahle (EMPEM); Regente do Projeto Canto em Movimento – SESI e é Idealizadora e Responsável pelo Projeto Socioeducativo e Cultural “Coral Nossas Vozes”, beneficiado por Leis de Incentivo à Cultura.

Também desenvolve trabalhos com empresas na área de sensibilização e desenvolvimento de pessoas através da linguagem musical.

 

 

Deixe uma resposta