Programação especial em homenagem ao Dia da Mulher

images (4)Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. E para celebrar a data, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) preparou uma programação especial, que terá a abertura de duas exposições. “Mulher” será aberta na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e “Mulheres…” na Casa do Povoador. Além disso, haverá a Noite das Tradições Itinerante, no Engenho Central.  Em todas as atividades a entrada é gratuita.

Na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, a mostra “Mulher” conta com 30 pinturas que retratam as mulheres de uma forma geral e que compõem o extenso acervo da casa das artes piracicabana. As obras, tanto acadêmicas como contemporâneas são de diferentes períodos, sendo a mais antiga produzida em 1948 e a mais recente em 2012.

No mesmo dia, às 20h30, será aberta a exposição “Mulheres…”, que conta com 16 quadros, dos quais 11 foram produzidas por Luzia Kalil. “Luzia é advogada e participou da última edição da Mostra de Arte do Fórum, ocorrida no ano passado. Suas pinturas ficaram expostas lá e obtiveram grande sucesso, por isso as trouxemos para cá”, afirma o organizador de exposições da Casa do Povoador, Laudir Sartori. Os outros 5 quadros são de autoria do artista Berto. “Ele se habituou a pintar quadros, para depois doá-los ao Instituto Ilumina, que vende as obras para arrecadar fundos para seus trabalhos. É uma pessoa muito especial e de grande talento”, completa Sartori.

O Engenho Central recebe também na sexta-feira, das 20h às 22h, a Noite das Tradições Itinerante, que terá o grupo piracicabano Sambatuk como grande atração. Formado por Anderson Oriane (cavaco e vocal), Carlos Carraro Neto (violão e vocal), Marcos Moraes (violão de 7 cordas e vocal), Kleiton Oriane (percussão e vocal), Rafael Amorim (percussão e vocal), Tito Bortolazzo (percussão e vocal) e Valdir Sgrinero (percussão e vocal), o grupo apresentará um repertório totalmente dedicado às mulheres, repleto de choros e sambas.

Compondo a programação especial da Semac em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEDHU (Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba) abre no dia 16, sábado, às 16h, no Armazém 14A do Engenho Central, a 3ª edição da Mostra “Batom, Lápis e TPM”, que conta exclusivamente com trabalhos compostos por artistas femininas.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abriu no último dia 5 a exposição “Amor Incondicional”, que conta com trabalhos da artista plástica piracicabana Gracia Nepomuceno que destacam a importância e o reconhecimento, pessoal e profissional, conquistados pelas mulheres ao longo do tempo. As obras traduzem o afeto que a artista tem pela sua família, sua cidade e sua história.

A próxima edição do Sarau Literário Piracicabano, que acontecerá no próximo dia 19, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, terá como tema a Mulher. Organizado por Ana Marly Jacobino, o encontro contará com a participação do Grupo das Escritoras do CLIP (Centro Literário de Piracicaba).

SERVIÇO

Exposição “Mulher”. Disponível a partir de sexta-feira, 08, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (rua Moraes barros, 233, Centro). Visitação até 28/03, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Entrada gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3433-4930.

Exposição “Mulheres…”. Abertura sexta-feira, 08/03, às 20h30 na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, 800). Visitação até 31/03, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. Entrada gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3434-8605.

Noite das Tradições Itinerante apresenta Sambatuk. Sexta-feira, 08/03, das 20h às 22h no Engenho Central (avenida Maurice Alain, 454). Entrada gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3403-2600.

3º Mostra “Batom, Lápis e TPM”. Abertura dia 16/03, às 16h, no Armazém 14A do Engenho Central (avenida Maurice Alain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3403-2620.

Exposição “Amor Incondicional”, no Museu H. P. Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641). Visitação até 31 de março, de terça a domingo das 9h às 17h. Entrada Gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3422-3069.

Sarau Literário Piracicabano com o tema Mulher. Dia 19/03, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal (Rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Entrada Gratuita. Para mais informações o telefone é (19) 3434-9032.

Deixe um comentário