Exposição Vínculos na Pinacoteca

Obra de Martha SimõesA Pinacoteca Municipal Miguel Dutra  recebe a exposição Vínculos. Trata-se de uma mostra que tem como premissa evidenciar o trabalho de artistas sobre o universo feminino, por meio de vivências e experiências próprias. O desafio da vez é contextualizar as conexões, discutindo e explorando a memória e a poética dentro de cada repertório pessoal. Vínculos ficará aberta ao público até o dia 27.

Participam da mostra Adalgiza Vaz Rimoli, Arlete Brito, grupo Coletivo Casa 3 – composto por Alzira Ballestero, Liliana Menegali, Renata Ghirotto e Zelinda Jordão -, Celito Bonette, Elisabete Simão, Márcia Guibal, Martha Simões, Mônica Bonomi, Natal Gonçalves, Odair Demarchi (curadoria), Rosana Paulino, Rosy Jesus Vaz e Sonia Torrezan. E 51 obras, entre esculturas, instalações, objetos, pinturas e fotografias.

À frente da exposição estão o arte educador e artista visual Odair Demarchi, e a arte educadora Rosy Jesus Vaz, professora e coordenadora de arte do núcleo pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. “O importante de Vínculos é essa relação que os artistas de várias cidades, como São Paulo, Americana, Campinas e Piracicaba, apresentam, partindo da sensibilidade de cada um sobre o tema feminilidade. O que nos une é a forma como cada um dentro do seu trabalho entra na mesma sintonia costurando ideias, transcorrendo um percurso entre diferentes poéticas”, pontuou Demarchi.

Durante a abertura da exposição acontecerão três perfomances, entre elas um trabalho único, interativo, que será construído por todos os artistas envolvidos e que também ficará aberto à participação dos visitantes.

A artista plástica Alzira Ballestero, integrante do grupo Coletivo Casa 3, responsável por uma das obras de vínculos, que mostra o rosto de uma mulher coberto por véus, com frases em toda sua extensão, disse que o trabalho retrata tanto a capacidade de produção em conjunto quanto o lado feminino, a delicadeza, a transparência e a leveza da mulher. “Inclusive, buscamos por meio das frases que integram a obra retratar algumas referências que vão ao encontro da nossa convivência de cinco anos. Selecionamos frases de Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Millôr Fernandes. São pensamentos que têm a ver com o nosso convívio e trabalho”, ressaltou.

 

Deixe uma resposta