Campanha Imposto do Bem

IMG_8839Destinar parte do seu imposto de renda para manutenção de projetos sociais e culturais é uma realidade pouco conhecida no Brasil.

Em Piracicaba, o Projeto Jovens Músicos abre suas portas e lança a Campanha Imposto do Bem para receber doações de empresas e pessoas físicas, através do abatimento no imposto de renda do doador.

As doações podem ser efetuadas até dezembro deste ano por pessoas físicas que recebem acima da isenção do imposto e fazem a declaração completa. Sendo assim, o cidadão que tem imposto à pagar, pode destinar até 6% do valor do imposto devido ao projeto.

A intenção desse sistema de captação de recursos financeiros é incentivar o contribuinte que paga imposto de renda, a destiná-lo para um projeto social ou cultural em vez de pagá-lo ao governo. “Dispor dessa porcentagem ao Projeto Jovens Músicos é a certeza de que sua contribuição pode verdadeiramente mudar a realidade de muitas crianças e jovens”, disse o coordenador do projeto, o maestro Anderson de Oliveira.

De acordo com Anderson, a música faz a diferença na educação do indivíduo e é uma ferramenta de transformação de vidas. “Crianças quando inseridas no ensino musical, têm maior desenvolvimento das capacidades cognitivas como atenção, percepção, memória, além de melhora no raciocínio, compreensão e comportamento. Temos histórico de crianças que melhoraram notas nas escolas, jovens com aumento considerável de autoestima e autoconfiança”, explica.

O Projeto Jovens Músicos oferece gratuitamente aulas de instrumentos musicais de orquestra e de canto coral para crianças e jovens. Atualmente mantém cerca de 250 alunos. “Com recursos vindos da doação por meio do imposto de renda, nosso objetivo de manter as aulas sem ter que parar no final do ano e, quem sabe, aumentar o número de crianças e jovens assistidos pode se tornar realidade”, declarou Anderson de Oliveira.

Além disso, o aprendizado de um instrumento musical, pode direcionar o jovem para uma vida profissional, a exemplo de muitos alunos que passaram pelo projeto e ingressaram nas melhores universidades do país, seja seguindo na carreira da música ou partindo para outra escolha profissional.

“A música é um meio de transformação social e educacional. Pessoas que têm acesso à música de qualidade, concertos, apresentações e que podem vivenciar esse  mundo, são comprovadamente mais felizes e têm uma expectativa de vida melhor”, pontua o maestro Anderson de Oliveira.

O Projeto Jovens Músicos é composto pela Orquestra Filarmônica de Piracicaba, Orquestra de Metais, Orquestra Infanto Juvenil, Quarteto de Cordas, Corais Infantil e Juvenil, pela realização de aulas de instrumentos de música de concerto e por Concertos Didáticos nas escolas públicas de Piracicaba.

Principais dúvidas sobre doação do Imposto de Renda:

1. Quem pode apoiar projetos culturais? Pessoas físicas que declaram Imposto de Renda no formato completo.

2. Quais são as formas de apoio? O apoio pode ser efetuado em forma de Doação.

3. Quais são os benefícios tributários para quem fizer a doação? Você contará com o benefício do abatimento de 100% do valor doado em seu imposto de renda.

4. Como saber o valor que posso doar? A recomendação é utilizar o valor que foi pago no ano anterior. Supomos que você tenha pago R$ 5.000,00 no ano anterior, deste valor, calculamos 6%, assim, você poderia doar R$ 300,00.

5. Terei que pagar Imposto de Renda em cima do valor que acabei de doar? Não! E é justamente este o benefício da doação. Você doa e este valor é descontado do seu imposto a pagar do ano seguinte!

Deixe um comentário