Senac Piracicaba oferece curso técnico inédito em Guia de Turismo

Em 2013, o Senac Piracicaba oferecerá, pela primeira vez, o curso Técnico em Guia de Turismo. O título capacita os alunos para orientar, receber, assistir e conduzir grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens, informando sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista.

O mercado de trabalho é promissor e falta especialização na área. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, o número de turistas que vêm a Piracicaba triplicou nos últimos cinco anos. Em 2006, a cidade recebia 40 mil pessoas por ano, tanto para negócios como para turismo. Já em 2011, as visitas saltaram para 135 mil ao ano. O número é ainda mais animador quando se contabiliza os piracicabanos que passaram a frequentar os pontos turísticos da cidade. Há cinco anos, os locais eram visitados 40 mil vezes por mês. Agora, a média é de 150 mil.

Foi esse panorama que fez a unidade trazer o curso para Piracicaba. “A cidade está crescendo rápido e há cada vez mais investimentos nessa área. São 500 eventos cadastrados na secretaria por ano, além das festas tradicionais, de Santa Olímpia e Santana ou de Tanquinho, que reúnem cerca de 150 mil pessoas”, explica João Carlos Goia, gerente da unidade. O município oferece ainda feiras de negócios, exposições culturais como o Salão Internacional de Humor e a Bienal Naifs do Brasil, e festivais de teatro, dança e circo.

Outro evento que promete incrementar o turismo local é a Copa do Mundo de 2014. Piracicaba está na lista das 37 cidades do Estado de São Paulo que reúnem as condições exigidas pela FIFA para servir como centro de treinamento das seleções durante a competição.

O Senac possui parceria com a ONG internacional GTTP (Global Travel and Turism Partnership), o que permitirá ao egresso uma chancela adicional em procedimentos básicos do turismo internacional reconhecida em 11 países. Ao final do curso, o aluno pode se cadastrar no Ministério do Turismo e atuar como guia de turismo em todo o território nacional.

 

Serviço:

Técnico em Guia de Turismo

Data: 4 de fevereiro de 2013 a 12 de junho de 2014

Horário: de segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22h30

Local: Senac Piracicaba

Endereço: Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 900, Centro

Telefone: (19) 2105-0199

Inscrições e informações: www.sp.senac.br/piracicaba

1 comentário

  1. augusto em 16/11/2012 às 21:47

    inédito???????

Deixe um comentário