Sombras no SESI discute o papel da mitologia na sociedade atual

AttilioML16 (53)O espetáculo Sombras, com os alunos do Núcleo de Artes Cênicas do SESI Piracicaba será apresentado nos dias 18, 19 e 20 de novembro, sexta e sábado as 20h e no domingo as 19h.

Sob a perspectiva desses atores em processo de criação, o espetáculo propõe uma análise sobre os rituais e a constante busca de pelo sentido da vida. Como os mitos passam sua mensagem e dialogam com a sociedade atual? Nesses jogos cênicos, com a presença de elementos como as sombras e a contação de histórias, personagens mitológicos importantes em várias culturas são apresentados, destaque para o Minotauro, Medusa e os deuses Poseidon e Afrodite.

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI Piracicaba, sob direção de Fátima Monis, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz Mito e Realidade como tema.

Programação completa: http://www.sesisp.org.br/cultura/cena-livre-2016.htm

 

Cena Livre 2016

Espalhados por 17 cidades do Estado de São Paulo, os 21 NACs receberam este ano a missão de transformar Mito e Realidade, tema escolhido pela equipe para as pesquisas de 2016, em narrativas teatrais inéditas, em mais de 90 apresentações, todas gratuitas e com reservas disponíveis pelo sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). 

As 21 peças contam o fim de um ciclo iniciado há quase um ano no módulo Múltiplas Linguagens do Curso Livre de Iniciação Teatral do SESI-SP. O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento do aluno na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem.

Além desse processo gradual de criação de um espetáculo a partir de exercícios propostos em aula, os alunos também participam de uma série de atividades pedagógicas como seminários, leitura de livros e oficinas. Eles realizam a montagem em sua unidade do SESI-SP de origem, mas também têm a oportunidade de encená-la em outros teatros da organização.

Os 525 alunos não são apenas atores como também auxiliam na construção dos enredos e dos personagens, na idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP. Além da direção da montagem, esses profissionais são responsáveis por juntar as ideias que surgem durante os encontros semanais, captar algo cenicamente interessante e depois compor um espetáculo que tenha unicidade. 

Apesar do tema em comum, os 21 grupos buscaram referências em fontes diversas, da representação do mito do escritor francês Roland Barthes até o estudo mitológico de diferentes povos e culturas. No decorrer destas pesquisas, surgiram espetáculos heterogêneos que fogem dos estereótipos dos mitos e trazem à tona as investigações sobre os indivíduos e a figura do mito no contexto atual. Nesta reinvenção, não faltaram assuntos presentes nos ciclos de discussão da sociedade brasileira como política, feminismo e preconceito, criando assim a conexão do mito com a realidade. 

O Cena Livre surgiu em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, o tema proposto foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, e em 2015, Histórias Fantásticas. A convergência temática cria uma pesquisa comum nos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo.

 

Sombras

Não recomendado para menores de 12 anos  

Tema: Mitos e lendas | Conteúdo: Discussões sobre os mitos e as relações humanas.

Drama; Juvenil/adulto; 50 min.

 

Núcleo de Artes Cênicas do SESI Piracicaba

Orientação e direção: Fátima Monis. |Elenco: Benedicto Jorge, Carmelina Toledo Piza, Gabriel Toledo Veiga Sampaio Mattos, Marco Piovezanni, Rafael Lima, Renato Alves Bezerra, Tales Uski| Iluminação: orientação Attilio Andrade|  Figurinos e sonoplastia: processo colaborativo| Texto: processo colaborativo, obras que inspiraram a dramaturgia: Os reis de Cortazar; O Rinoceronte de Eugene Ionesco, O Sonho de August Strindberg; A alma boa de Setsuan de Bertold Brecht.

 

 

SERVIÇO

 

Cena Livre 2016 – Mito e Realidade

 

Espetáculo

Data

Horário

Sombras

18, 19 e 20 de novembro

Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h

 

Local: Teatro do SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralph Benatti, 600

AVCB: 267227, válido até 23/10/2021

Alvará: 19926701374, válido até 19/1/2017

Informações: (19) 3403-5900

 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.

Deixe uma resposta