Exposição Itinerante ‘Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba’ no Barracão 14A do Engenho

A exposição itinerante ‘Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba’ está disponível no Barracão 14A do Engenho Central até o dia 30 de junho e pode ser visitada todos os dias das 10h às 17h.

Ali está disponível ainda a 2ª edição do Catálogo da Exposição Itinerante Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba, que acabou de ser reeditado pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap.

A exposição – formulada pelo arquiteto Marcelo Cachioni e desenhada por ele e por estagiários de arquitetura que atuaram no Departamento de Patrimônio do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) – é composta por painéis de 1,60m x 0,80m contendo dados históricos, fotos, desenhos e demais dados dos edifícios mais representativos tombados em Piracicaba.

Os painéis foram projetados em programa de editoração com a inserção de textos e registros iconográficos e desenhos realizados por computador. Para a realização houve extensa pesquisa de iconografia para a escolha de imagens importantes do ponto de vista histórico, realização de desenhos das fachadas de todos os imóveis e reunião de informações. Houve também pesquisa histórica e produção de textos para a inserção nos painéis.

Segundo Cachioni, o objetivo principal é divulgar a história dos imóveis tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba – CODEPAC, Condephaat e IPHAN, para que a população conheça melhor seu patrimônio histórico-cultural. “A exposição deverá ser uma experiência educacional interessante, pois é possível divulgar as informações com recursos visuais sobre os bens tombados, e desta forma familiarizar o tema junto à população. A intenção principal da exposição ser itinerante é a possibilidade de ser montada em qualquer espaço que queira receber.”

O Engenho Central está localizado na  Av. Maurice Allain, 454.

Deixe um comentário