Cinema português

cartas

Divulgação

A noite de terça-feira traz a chance de conhecer um filme nunca exibido no circuito comercial da cidade e que ganhou elogios em várias partes do mundo. Trata-se do português Cartas da Guerra, que terá sessão especial dia 26, às 20h, no Sesc, com entrada franca.

O roteiro é baseado em livro de Antonio Lobo Antunes, um dos escritores lusitanos mais conhecidos na atualidade. Foi a produção indicado por Portugal para concorrer a uma vaga no Oscar de filme estrangeiro. O pano de fundo é a Guerra Colonial Portuguesa, entre 1971 e 1973, travada em Angola. É de lá que o jovem soldado Antonio (Miguel Nunes), médico e aspirante a escritor, manda cartas para sua esposa.

Cartas de Guerra foi bastante elogiado pelo seu estilo, baseado nas descrições feitas pelo marido do que via nos campos de batalha. Ao mesmo tempo, confessa a saudade e o desejo sexual pela mulher, grávida do primeiro filho. Tudo poderia soar maçante, mas além da habilidade, o diretor Ivo Ferreira, contou com um material de primeira: o texto de Antunes, que nunca cai no lugar-comum. O Sesc fica à Rua Ipiranga, 155.

Deixe uma resposta