Papéis Efêmeros no Sesc
Fica aberta até dia 28 de julho, e com entrada gratuita, na Galeria do Sesc Piracicaba, a exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano”, com um acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. A curadoria é do designer Chico Homem de Melo e da diretora do museu Solange Ferraz de Lima. Fruto da parceria entre Sesc e USP, a mostra explora o design de impressos cujo destino mais comum é o descarte imediato após o uso.
Em Piracicaba, estarão expostas cerca de 400 peças gráficas que revelam hábitos e costumes dos brasileiros entre o ano de 1890 e o fim da década de 1990. Grande parte do acervo pertence à Coleção Egydio Colombo (1955-2013) que iniciou por meio de seu trabalho final de graduação com colagem de rótulos. O arquiteto e professor de História da Arte preservou, durante duas décadas, os mais variados rótulos e embalagens. Em 2003 a coleção foi doada para o Museu do Ipiranga. Para a exposição foram selecionados alguns papéis de balas, como Dulcora e Juquinha, santinhos católicos, filipetas de oráculos, rótulos de aguardentes, como Cascata, de fogos de artifício, como Caramuru, e de fósforos, como Gato Preto, entre outros.
O período de visitação é de terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h30. O agendamento para grupos pode ser feito por meio de sescpiracicaba.org.br na aba Agendamentos. Durante todo o tempo da mostra, os organizadores pretendem realizar programação complementar, com cursos, oficinas e palestras. O Sesc Piracicaba fica na Rua Ipiranga, 155. Telefone para informações: 3437-9292.