42º Salão de Humor de Piracicaba terá atividades na Casa do Povoador e no Sesc

DEUS GOSTOSA-CAPA-8L.inddNa véspera da abertura de sua mostra oficial, o 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba contará nesta sexta, 21, com atividades em dois importantes pontos da cidade. A Casa do Povoador recebe, a partir das 19h30, a abertura da mostra
paralela “Magola 20 Anos sem Meias Palavras”, com trabalhos da cartunista colombiana Nani Mosquera. Já o Sesc Piracicaba realiza, a partir das 20h, o bate-papo “A Religião e o Cartum”, com o quadrinista Rafael Campos Rocha, que lançará ainda seu primeiro livro. A entrada é gratuita em ambas as atividades.

“Magola 20 Anos sem Meias Palavras” conta com tiras e charges da personagem Magola, criada pela cartunista colombiana Nani Mosquera, que completa, em 2015, 20 anos de publicação. Os desenhos de Nani são vistos diariamente em revistas e jornais de países como Colômbia, Espanha, México e Cuba. A discussão principal abrange a igualdade de gêneros, defesa dos direitos das mulheres e crianças e mesmo dos trabalhadores imigrantes.
O quadrinista Rafael Campos Rocha realiza, na comedoria do Sesc Piracicaba, bate-papo sobre as possíveis conjugações na relação do cartum com a religião.
Após o debate, o profissional lança sua primeira graphic novel intitulada “Deus, essa gostosa”, que permitirá ao leitor acompanhar sete dias na vida dessa Criadora incomum, fã de futebol e cerveja, amiga de Karl Marx e do Diabo em pessoa. Todavia, por trás da aparente vontade de blasfemar as Escrituras, encontra-se uma leitura sofisticada das relações entre  religião e arte, Igreja e sexo, corpo e alma, culpa e pecado.

Rafael Campos Rocha nasceu em São Paulo, em 1970. Artista plástico, publicou, de 2006 a 2011 sua obra gráfica por intermédio de galerias e museus, destacando-se publicações para o Paço das Artes, em São Paulo (2010), o Museu de arte Moderna
e o Museu Murilo La Greca, ambos em Recife (2007 e 2011), a galeria Virgílo (2008 e 2009), também em São Paulo. Desde 2009 participa de diversas publicações como Revista Caros Amigos e Revista Piauí. Em 2010, começou a publicar quinzenalmente na Folha de S. Paulo. Em 2012 publicou “Deus, essa gostosa” pela
Companhia das Letras. Em 2014, em parceira com o jornalista Oscar Pilagallo, participou do livro “O golpe de 64”, pela Editora três Estrelas.

SERVIÇO

“Magola 20 Anos sem Meias Palavras”, com Nani Mosquera. Abertura: 21 de agosto, 19h30. Exposição: de 22 de agosto a 27 de setembro. Local: Casa do Povoador (Av. Beira Rio, 800 – Rua do Porto, Piracicaba/SP). Visitas: segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Entrada gratuita.

“A Religião e o Cartum”, com Rafael Campos. Local: Sesc Piracicaba – Comedoria. (Rua Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba/SP). Horário: 20h. Entrada gratuita.

Deixe um comentário