A Santa Casa e os homens bons
A Santa Casa de Misericórdia foi criada no Dia de Natal do ano de 1854, 25 de dezembro. Piracicaba era, então, oficialmente, “Villa da Constituição”. A iniciativa foi do Consistório do Santíssimo Sacramento, irmandade presidida pelo vigário José Gomes Pereira da Silva.
O primeiro provedor da Santa Casa foi José Pinto de Almeida (foto), que se tornou nome da rua onde aquele hospital foi originariamente instalado: entre as atuais ruas Moraes Barros e 15 de Novembro. Foi provedor durante um ano, de 1856 a 1857, mas cuidou de tudo até 1861. E um detalhe de valor histórico: em 1864, quando Viegas Moniz assumiu a provedoria, o convidado para elaborar o projeto da construção do prédio foi, entre outros, Miguel Dutra, o Miguelzinho.
Autoria: Cecílio Elias Netto
Fonte: Memorial de Piracicaba – Almanaque 2002-03
Olá professor! Adoro suas matérias. Traga mais matérias sobre a Santa Casa. Na minha infância passei pela creche lá (1994), era um local lindo, talvez não tão voltado ao dinheiro como é hoje RS não sei…
O prédio antigo entre a XV e a Moraes ainda existe? Tem foto?
Olá Matheus, td bem?
Cecílio agradece seu cumprimento. E lhe responde que, sim o prédio antigo ainda existe, está no mesmo lugar, na Rua José Pinto de Almeida – onde foi, posteriormente, o Centro de Saúde de Piracicaba. Infelizmente, não temos fotos.
Agradecemos, também, sua visita ao nosso site. Um abraço.