Em 1987: cronistas apontam as causas da fuga de público dos estádios de futebol

O texto abaixo foi publicado em outubro de 1987 no semanário impresso A Província. Recuperamos para lembrar os 30 anos de atuação em Piracicaba.

Durante as sessões do 3º Encontro de Cronistas Esportivos do  Estado de São Paulo, a PROVÍNCIA realizou pesquisa de opinião entre os profissionais presentes, sobre as seguintes questões:

  1. A transmissão direta de um grande jogo de futebol pela TV influi na redução do comparecimento de público aos estádios, com jogos no mesmo horário?
  2. A freqüência acentuada de transmissões de jogos, em transmissão direta ou não, predispõe o aficcionado a se satisfazer e não ter mais disposição de comparecer aos estádios?
  3. A média de espectadores nos estádios está caindo paulatinamente em números absolutos, num distanciamento cada vez maior em proporção ao aumento populacional do Brasil. Quais os fatores que estão contribuindo para o fenômeno?
    a — Preço dos ingressos
    b — Popularização de outros esportes
    c — Uma queda natural de interesse, depois da fase de ouro dos títulos mundiais.
    d — Uma queda do nível técnico do futebol, produzindo espetáculos menos atraentes
    e — Má administração do futebol, a nível de clubes e a nível de suas entidades representativas
    f – Outros fatores

Responderam à pesquisa: Osvaldo Maciel (Rádio Record), Sérgio Baklanos (Jornal da Tarde), António Euryco (Diário Popular e Chefe da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado), Flávio Roberto Alves (Jornal da Tarde e Rádio Jovem Pan), Sérgio Cunha (Rádio Record), Juca Kfouri (Revista Placar), Sérgio Carvalho (Popular da Tarde), Roberto Avalone (Jornal da Tarde e TV Gazeta), Fiori Gigliotti (Rádio Bandeirantes), Delphim Ferreira Da Rocha Neto (A Gazeta Esportiva), João Saldanha (Jornal do Brasil e TV Manchete), Aroldo Chiorinho (Presidente ACEESP), Cláudio Amaral.

Item I — 13 respostas afirmativas, unanimidade.

Item 2 – 10 respostas SIM, 3 respostas NÃO.

Item 3 (a) — 2 votos. (b) 3 votos. (c) 2 votos. (d) 9 votos (e) 12 votos.

Outros fatores: Claudio Amaral — Falta calendário, os dirigentes só pensam em seus interesses pessoais e quase nunca no torcedor. Sérgio Baklanos — A fobia de imitar os europeus num sistema de jogo que eles aperfeiçoaram para nos derrubar. Antônio Euryco — Administração negativa no alto comando/ Questões de relacionamento e calendário. Sérgio Carvalho – Falta de comodidade nos estádios/ escândalo nas arbitragens que abalam a credibilidade. Roberto Avalone – Adendo ao item l: Pode ser adequada a transmissão da TV ao futebol com um jogo por semana. Fiori Giglioti – Má administração/ Muita gente se servindo do futebol/ Pouca gente trabalhando de verdade e com amor/ O futebol precisa de amor, mas, precisa também e principalmente de competência. João Saldanha –  Ingerência violenta da ditadura na vida dos clubes e entidades/ Espero que a gente se livre disto.

 

 

 

Deixe uma resposta