O Assunção é nosso!

assuncao

Arquivo

A história do colégio Nossa Senhora da Assunção está ligada à trajetória do ensino e de várias famílias de Piracicaba. A escola, que no final dos anos 1980, foi incorporada pelo Colégio Dom Bosco, foi tema de reportagem de destaque no jornal semanário A Província há exatos 30 anos, em setembro de 1987.

A pedra fundamental foi lançada em 1882, com a presença do bispo de Olinda, Dom Vital, e do monsenhor Ezequias Galvão da Fontoura. No dia 10 de agosto de 1883, chegaram as seis primeiras irmãs de São José, lideradas por Madre Theodora de Voiron.

A inauguração do prédio aconteceu no dia 15 do mesmo mês. Em 1896 já contava com 200 alunas. A instituição sofreu um baque em 1901, quando foi totalmente destruída por um incêndio, sendo reconstruída. Teve importância destacada para o ensino de meninas, até ser vendido em 1987 para o Colégio Dom Bosco. Hoje funciona com o nome Dom Bosco Assunção.

1 comentário

  1. teresa picinato em 26/08/2019 às 12:39

    que pena, como pobre estudei ali, hoje transformado em colegio para quem tem dinheiro no bolso…se fosse hoje jamais teria condições de passar por ali. Benditas irmas de São JOse, irma Maria da Apresentação, Carolina, Ana, irma Maria do Sao Francisco…Que benção os dias ali vividos.

Deixe uma resposta