Outra visão poética da cidade

visão-poetica-cidade

Uma das mais belas descrições de Piracicaba do século passado foi feita por Manuel de Moraes Barros, no já referido “Almanak Literário de São Paulo”, de 1878, reproduzido pelo “Almanak de Piracicaba para o Ano de 1900”. Diz o seguinte:

“Esta cidade é uma das mais belas da província. Assentada em uma alta esplanada, que declina branda e longamente até o rio, oferece, por todos os lados, aos olhos do observador encantado, as mais lindas paisagens e vastos panoramas de verde-negra vegetação. Sobressaem por sua maravilhosa beleza, a vista risonha e aprazível do salto, que eleva-se em degraus, espraiado, semelhando um gigantesco trono de prata: a do rio abaixo em que o rio, há pouco revolto e furioso, encontra as pedras que lhe empreiam o trânsito, corre agora manso e sereno em vasta e majestosa curva, toda orlada pelas asinhas brancas da Rua do Porto; e a da estação da estrada de ferro, que domina o vale todo do rio, tendo ao longe, à direita, o moro azul — o mais rico torrão do Brasil inteiro, em frente à extensa serra de São Pedro, e, à esquerda, a do Congonhal. ”

[Este conteúdo foi publicado no “Almanak de Piracicaba”, editado pelo jornalista Cecílio Elias Netto, do jornal impresso “A Província”, que circulou como suplemento do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Para este projeto, foram elaborados vários fascículos ao longo do período de novembro de 1995 a agosto de 1997.]

Outros conteúdos estão reunidos na TAG Almanak de Piracicaba.

Deixe uma resposta