Primeiro prédio de três andares foi hotel

Foi na década de 40 que Piracicaba conheceu a primeira edificação com três andares. Até então, embora os sobrados já fossem comuns, um edifício de três pavimentos nunca fora construído. Tratou-se do Roxi Hotéel, de propriedade do farmacêutico Haldumont Campos Ferraz, localizado na esquina das ruas Boa Morte e Rangel Rangel,onde, em 2006, existe o Edifício Orsini.

Segundo relatos de Haldumont Nobre Ferraz, filho do proprietário e presidente do Instituto Histórico e Geográfico, a idéia do hotel nasceu pelo contato com viajantes que freqüentavam a farmácia, semanalmente, e se ressentiam de um local mais adequado para se hospedarem em Piracicaba, que dispunha, como principais hospedarias o Hotel Central, Hotel Lago, Regina e Jardineira. . Eram italianos, ingleses e italianos, que corriam a região e que acabaram amigos do próprio Tico, como era conhecido o farmacêutico. O hotel foi levantado no período de quatro anos, sob orientação de Pedro Filetti que, vindo da Itália, trouxera consigo a tecnologia para construir os três andares, em uma época em que ainda não existiam lajes e nem cimento disponível com facilidade.

Por sua localização e a qualidade de seus serviços, ali se hospedavam muitos dos que também chegavam para estudar na Escola Agrícola, assim como diretores da Cia Paulista de Força e Luz, viajantes e até mesmo pessoas cujas esposas viajavam para a Europa em férias. Sozinhos, os maridos preferiam permanecer no hotel por um ou dois meses do que manter a casa em funcionamento. Com a chegada da II Guerra e as restrições de deslocamento feitas a estrangeiros, o movimento começou a declinar.

Em 1945, cansado de tentar manter o empreendimento, Haldumont vendeu-o a Mauro de Lucca, empresário vindo de São Paulo que, posteriormente, o transferiu para José Orsini. O hotel foi, então, demolido para construção, anos mais tarde, do atual prédio de apartamentos.

 

Deixe um comentário