Quarteto de ouro

gatão

Gatão

Julião, Gatão, De Sordi e Coutinho eram quatro grandes craques do futebol brasileiro que, além do talento, tinham como ponto em comum a origem piracicabana. O quarteto foi destaque de uma matéria publicada em outubro de 1987 no semanário impresso A Província.

Julião era conhecido na cidade como Gordo, embora, como atleta, não tivesse um grama a mais do que o recomendado. Jogava pelo Clube Atlético Piracicabano quando foi fazer um teste no Corinthians. Tornou-se titular absoluto e um dos responsáveis pela conquista do Campeonato Paulista no ano do quarto centenário, 1954.

Nascido Vicente Naval Filho, Gatão ganhou o apelido por conta da formidável impulsão, o que o tornou um grande cabeceador. Jogador do meio de campo do XV e ao mesmo tempo um grande cabeceador, levou o time a ser o primeiro campeão da Lei de Acesso, em 1947.

Newton De Sordi começou no XV como atacante, mas foi destacado para a zaga. Logo chamou a atenção dos grandes clubes e teve o passe comprado pelo São Paulo. Foi titular da Seleção Brasileira em 1958, que ganhou seu primeiro título mundial.

Coutinho era Antonio Wilson Honório, que despertou como jogador de talento ainda criança. Apesar disso, foi recusado para o XV e acabou indo para o Santos, onde tornou-se parceiro inseparável para a genialidade do jovem Pelé.

Deixe uma resposta