Radialismo em 1987: como curar verrugas e muito mais

O texto abaixo foi publicado em dezembro de 1987 no semanário impresso A Província. Preservamos datas, idades, comentários e gramática originais do texto.

20180904_155424

Época de lua cheia é tempo de lobisomem, mula sem cabeça, assombração. Mas no programa de Ed Thomaz é época de simpatia para engordar. Ele é um dos comunicadores da Rádio Alvorada. Diariamente, das 7h30 às 11 horas, ele está na 910 KHz, transmitindo muita alegria às donas-de-casa, a quem o seu programa é dirigido. Ele faIa de tudo: dá simpatia, conselho, faz brincadeiras. “É sempre hora de dar amor, porque quem dá amor recebe amor”.

Edson Thomazini, 23, trabalha em rádio desde os seus 12 anos. Começou em Presidente Prudente, limpando disco, recolhendo a programação. Com muita dedicação foi trabalhar no escritório, depois; passou a operador de som e, de repente, estava à frente de um microfone, apesar de sua timidez. “Nunca pensei nisso” diz.

A tônica de seu programa — como afirma – sempre foi Deus. “Estou feliz, contente, falando com minha gente”. Ele é responsável pela programação. No interior, o comunicador não pode se dar ao luxo de ter um programador.

Durante as três horas que fica no ar, Ed Thomaz mantém o ritmo. Sua voz transmite otimismo. “O povo é carente demais de alegria; está cansado de conviver com a inflação, com a falta de dinheiro”. Ele fala com as ouvintes, brinca e dá receitas para engordar, por exemplo: Durante seis dias de lua cheia, fazer cinco refeições por dia, tomando em cada uma, dois copos de líquidos. No primeiro dia, dizer antes das refeições: “Como com o sol e engordo com a lua”. Ainda segundo Ed Thomaz, quem se engravida na lua cheia, tem maior possibilidade de ter menino. “O povo é místico, gosta de simpatias, de sugestões” — afirma.

E fala também de uma simpatia da vovó para tirar verrugas. Pegar um dente de alho, cortar em três; pegar uma das partes e esfregar na verruga. Depois amarrá-lo numa linha de costura e pendurar atrás da porta. Os outros dois pedaços jogar em água corrente. “Quando o alho secar, a verruga também vai secar” — diz.

radio2 (1)

Receita de ano feliz 

E nesta atual crise quem não pensa em ter um ano feliz? Ed Thomaz dá a receita e garante que dá certo. É a seguinte: No último dia do ano, à noite, pegar três rosas brancas e colocá-Ias num vaso branco de vidro, juntamente com seis moedas e uma cebolinha. Em seguida, faça uma oração ao seu santo de devoção lhe pedindo para que ajude você a ter um ano feliz. Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria oferecendo ao seu anjo da guarda e de sua família. Deixe este vaso em sua casa por sete dias e depois jogue tudo em água corrente.

E para quem tem dificuldades para dormir e quer ter um sono tranquilo, paz, amor, é só fazer esta oração de joelho diante de um crucifixo, segundo o comunicador. “Na minha cama me deitei, quatorze anjos achei: dois aos pés, dois à cabeceira, dois à esquerda, dois à direita, dois que me abafam, dois que me desabafam e dois que levem minha alma para o Santo Reino da Glória. Amém”.

Depois de tanta simpatia, é hora de música. E twist. “Muita alegria, as moças de tomara-que-caia, saia rodada, lembrando os anos 60”. O programa de Ed Thomaz é dividido em várias partes. Tem música de Roberto Carlos, tem música sertaneja. Tem tudo. Música de ontem e de hoje, histórias.

Cartas de amor

Dez horas e quinze minutos. É hora do “cantinho nunca mais vou te esquecer”. De sua bolsa, retira várias cartas. São de ouvintes que lhe escreveram contando algum momento que marcou as suas vidas, deixando saudade. Ed lê uma das cartas com uma boa dose de fantasia, ternura e sentimento. É de uma senhora que se dizia morar no centro, ser muito bem casada, ter filhos praticamente formados, mas que ainda relembra de um antigo amor, que conheceu em 1959. “Todos nós temos na vida um amor, uma primeira emoção, um primeiro beijo” –  diz Ed com voz chorosa.

Ao ler a certa, o comunicador interpreta, pondo emoção na voz. “Penso nele como se fosse 1959, e na minha memória parece que existe uma fotografia dele”. Na carta, a ouvinte dizia que esteve no shopping, há poucos dias, quando reviu o primeiro amor de sua vida. “Senti um aperto no coração, na garganta… Era ele Ed, era ele… Desviei o olhar, mas ele veio falar comigo. Você continua bonita como antes — me disse”.

No fundo, enquanto interpretava a carta, a voz de Moacir Franco na canção “Eu nunca mais vou te esquecer”. “O rádio é o meu companheiro que fala de uma saudade sem fim. Não tenho com quem conversar” — dizia a ouvinte.

“Muitas pessoas choram ao ouvir as histórias que conto aqui”‘ — fala Ed Thomaz. Foi uma maneira que encontrou de fazer com que suas ouvintes relembrem do passado, de coisas que lhes marcaram. “As donasde-casa, as ouvintes me escrevem, me ligam. Eu dou toda a atenção que posso. Para elas é uma maneira de fugir da rotina do dia-a-dia” — explica.

O Titio Luís 

radio2 (2)

Na rádio Educadora, também na parte da manhã, vai ao ar o programa da Amizade, comandado pelo radialista Titio Luís — Luís Antonio Capoli, há sete anos.

São, cerca de três horas de mensagem otimista, de música, de conversa com as ouvintes, com mensagem às famílias, aos jovens, às crianças. O programa de Titio Luís tem como base o evangelho. “Os pais têm que ser venerados, precisamos rezar sempre. A vida é feita e realizada, e a oração é uma realidade” – prega o radialista.

Titio Luís, ex-funcionário da Empresa Mausa, onde atuava como torneiro mecânico recebendo “um dos melhores salários”, foi parar na rádio em 1975. Define seu programa como “encontro das famílias, peIas ondas coloridas e verdadeiras da Rádio Educadora”. A música de fundo é bastante conhecida: “Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar…” –canta Roberto Carlos.

É assim que ele cumprimenta suas ouvintes de todas as manhãs. “Gente do coração da gente”. Em seguida ora. Daí para frente são músicas, mensagens e “conselhos”. “A semeadura é livre e a colheita obrigatória” — disse ao comentar sobre o cantor Antonio Marcos que, segundo Titio Luís, “está passando por uma  fase difícil”.

“Rádio é para isso. Tento fazer alguém sorrir” – diz Titio Luís — que recebe no estúdio um garotinho de 10 anos, o Carlos, que vai lhe pedir um boIo para comemorar o seu aniversário. Foi só anunciar, que em três minutos o telefone toca. Era a dona Toninha, da Vila Rezende, oferecendo o bolo. Emoção. Carlos chora e pouco consegue falar. Titio Luís vai em seu socorro. “O homem que chora vive com os pés no chão”.

No ar, Titio Luís fala de uma notícia triste que recebeu. O seu amigo Jorge Gabrié, Jorge Amaral, havia falecido na noite anterior. Foi depois do jantar.

“Ele trabalhou na Mausa, ajudou a construir a grande empresa. Ele se foi, o nosso amigo Jorge Gabrié nos deixou”. Segundos de silêncio e o programa segue em frente. Titio Luís fala da fé, “Jesus não veio em vão. As pessoas que pensam não acreditar em Deus, achando que a vida não serve para nada e acabam se revoltando, dão prova de que acreditam nele. Deus nos enviou o seu filho para dar as provas de que existe uma vida bonita que está após a morte” — diz desejando um “santo Natal” a todos.

Titio Luís cantarola com as músicas, dando ênfase às mensagens principais. A Canção da dupla Dom e Ravel fala sobre a necessidade de se orientar a juventude. Titio Luís lembra-se do padre Dilermando. “Abraços ao nosso padre Dilermando que cuida dos nossos menores… “. “Vamos pegar os cadernos e lápis para distribuirmos para as nossas crianças…” — observa.

No programa da Amizade, Titio Luís brinca, faz gozações e fala sério. Fala do evangelho. “Falar do evangelho não pode ser por atalho e sim pelo caminho. A verdade dói, o que eu digo muitas vezes fere as pessoas, mas sou sincero. Sou um instrumento e uso o tempo do rádio para construir”— diz.

Titio Luís atribui o sucesso do Programa da Amizade à simplicidade. Ele recebe, diariamente, cerca de 80 pessoas que vão pedir-lhe ajuda, mas auxilia apenas as pessoas mais necessitadas. Para isso faz uma triagem, auxiliado por três casais que fazem, inclusive, visitas às famílias. Mas Titio Luís abre espaço também para receitas. Massa de empada foi uma delas. É a seguinte: meio quilo de farinha de trigo; 250 gramas de farinha ou margarina, um ovo inteiro e duas gemas. Sal a gosto. Amassar tudo numa tigela e rechear a gosto. “Esta massa é podre, é aquela que desmancha na boca”.

Titio Luís apresenta o seu programa das 8h30 às 11h30, mas a partir do dia 14, vai ao ar a partir das 9h30 com algumas inovações, como o encontro com Nossa Senhora às cinco para meio dia.

Deixe uma resposta