Universidade traz presidentes a Piracicaba

Apenas três presidentes da República, no exercício de sua função, visitaram Piracicaba durante o século XX: Juscelino Kubitschek, Garrastazu Medici e Ernesto Geisel. Com uma coincidência: todos vieram para conhecer ou atender compromissos junto às universidades locais.

Juscelino Kubitschek foi paraninfo dos formandos da ESALQ de 1957. A cerimônia de formatura aconteceu em 1958, quando o Presidente se fez acompanhar pelo governador de São Paulo, Jânio Quadros, e do arcebispo de São Paulo, D. Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta.

Em 1971, foi a vez do Presidente Garrastazu Medici que, acompanhado do governador Laudo Natel, visitou a ESALQ e o CENA que, naquele período, começava a se transformar em um dos mais importantes centros de pesquisa da América Latina na área de uso da energia nuclear na agricultura.

Em 1973, mais uma vez os programas do CENA trouxeram a Piracicaba um presidente: Ernesto Geisel, No ano anterior, a escola fora beneficiária de um convênio entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, administrado pela Agência Internacional de Energia Atômica, que previa a dotação de recursos da ordem de 1,3 milhões de dólares a serem liberados no prazo de 5 anos para que preparasse técnicos de várias partes do mundo.

Deixe um comentário