Fazenda São José

… e ali está presente o horreo, de feição galega…

 No eixo Piracicaba-Limeira, encontra-se a Fazenda São José, propriedade esta pertencente à Usina Costa Pinto, adquirida da antiga colônia dos Aleone. Com seus 553 alqueires, ainda está nítido programa de propriedade cafeeira do fim do século XIX. Seus terreiros, sua tulha e outras construções secundárias fazem parte do programa, como o chamado horreo de feição galega, um sequeiro para cereais, espaço suspenso em pilotis de tijolos e parte superior revestida com madeiras da região. O telhado de duas águas está coberto por telha capa-canal.

A casa-sede, de tijolão, cornija neoclássica e balaustrada de ferro no terrão, demonstra a mudança dos materiais e sistema tradicional de construção rural. Os materiais e a mão-de-obra idependem da região e as características construtivas urbanas ficam evidentes na morada. Também a casa terra, com porão baixo e o uso de calhas, indica a casa rural com influência urbana de começo do século XX.

5 comentários

  1. Lucia em 10/02/2015 às 16:13

    Nossa chorei de sdds cresci usufruindo desse lugar…
    Meu avô Sr.Itacir Cardoso foi funcionários de anos da Usina Costa Pinto
    Criou minha mãe e os demais filhos neste lugar assim como nós os primeiros netos (as)
    Tivemos o privilégio de viver momentos inesquecíveis e agradáveis. Para nossa dor o perdemos em abril de 2014. Quantas sdds desse lugar, Quantas sdds de meu maior exemplo de humildade e amor.

  2. Fernanda Dayane em 22/04/2017 às 19:40

    Nossa eu morei ai também quando era pequena. Morei na colônia depois fui morar na fazenda são José meu pai José batista também trabalhou bastante na usina ótimos tempos saudade

  3. ADRIANA DE PONTES RIBEIRO DA CUNHA em 06/04/2019 às 10:30

    Que saudades desse lugar morei aí muito tempo meu pai trabalhou muitos anos na usina na época ainda era costa pinto !! Minha infância foi toda na fazenda estudei na escola Marquez de Monte Alegre até ser fechada ! Meu Deus quanta saudades ??? eu morava na casa da colonia de cima número 35 !! Eu era feliz e não sabia ?

  4. Maria José de Oliveira Tabai em 07/03/2020 às 17:53

    Muitas saudades morei na fazenda por muitos anos meu filho cresceu ,casou aí meus netos nasceram aí também passaram os anos e meu marido aposentou trabalhando aí como tratorista e motorista.a gente agora mora em um bairro próximo a fazenda, tenho muita vontade de fazer uma visita, mais agora é área particular não pode mais sem convite fazem festa e eventos.

  5. Antonio Celso da Silva (Pelé do seu Antonio) em 07/03/2020 às 18:53

    Nossa que saudades ,morei desde 1980 ate quase ja não ter mais ninguém (fui um dos ultimos a me mudar ,morei por anos na casa número 31 ,depois quando seu bueno mudou eu mudei para casa 35

Deixe uma resposta