Bacia do rio Piracicaba comemora os 100 anos de Nelson de Souza Rodrigues, visionário na cultura e na natureza (parte 5 – final)

Artista com múltiplos talentos

Na juventude, Nelson de Souza Rodrigues construiu do próprio punho vários equipamentos que usou como fotógrafo profissional. Taxidermista, também desenvolveu habilidade em produzir pequenas esculturas. E, com múltiplos talentos, ainda teve incursões no mundo da música.

É a filha Jocelyne quem lembra, sobre a época em que o pai, em Pirassununga, foi diretor da escola de tratoristas do Departamento de Engenharia Mecânica da Agricultura (DEMA), e professor da cadeira  “Mecânica Agrícola” no Instituto de Zootecnia e Indústrias Pecuárias, ambos instalados na Fazenda Fernando Costa: “Era comum no final dos dias quentes chegando do seu trabalho, após seu banho, e seu jantar, irmos todos até a varanda. A pouca ou quase inexistente rede de iluminação no DEMA favorecia céus exuberantemente estrelados. Nesta época meu pai tinha um acordeon de 40 baixos e uma gaita que nestas ocasiões costumeiramente tocava. Estas cenas são muito presentes em minha vida, a luz das estrelas revelando as silhuetas dele com seu acordeon preso ao peito, ou seus braços flexionados com sua mão envolvendo a gaita”.

Jocelyn conta que este gosto musical o pai trouxe de sua família. “Em sua casa havia um piano, suas três irmãs receberam esta formação musical, embora ele sempre tenha tocado de ouvido. Um fato histórico relacionado a música é que o músico, compositor e instrumentista Zequinha de Abreu todo mês batia a porta de sua casa oferecendo suas partituras com direito a exclusivas audições, por certo estas visitas aconteciam devido ao estudo de piano de suas irmãs”, revela a filha.

Ela celebra assim o pai “que nunca poupou esforços para criar entretenimento aos filhos pequenos, como quando ainda no DEMA com engenhosidade interligou três grandes árvores em frente nossa residência com taquaras e cordas, construindo para nós e crianças da vizinhança uma casa de madeira nas alturas. Como também tendo em sua  juventude sido um dos atletas do Clube Pinheiros, participante das Travessias de São Paulo a Nado, atendendo ao meu pedido de criança, ter nadado comigo em suas costas da margem até a parte mais profunda de uma lagoa nas proximidades de onde morávamos, para satisfazer a curiosidade de uma experiência para mim muito prematura”.

Aos 100 anos, Nelson de Souza Rodrigues tem 4 filhos, com a esposa Yonne, já falecida, 8 netos e 7 bisnetos, “com mais 2 chegando ainda este ano”, conta Jocelyne. A vocação artística e o reconhecimento da postura ética que o ser humano deve ter com a natureza que o envolve e o provê são legados para os descendentes.

Um de seus netos, Luccas Guilherme Rodrigues Longo, foi o coautor, com o avô, do livro “Piracicaba, seu rio, seus peixes”, lançado em 2014, pelo Proac do governo estadual e com apoio da Prefeitura de Piracicaba.

O livro documenta o olhar de Nelson de Souza Rodrigues sobre o rio Piracicaba. São informações completas sobre o rio e a sua bacia de 1,2 milhão de hectares, com destaque para os estudos sobre peixes. O piracicabano Luccas é biólogo, especialista em Bioecologia e Conservação pela UNIMEP e mestre em Conservação de Ecossistemas Florestais pela Esalq/USP. Ele assina as ilustrações do livro.

As novas gerações dão continuidade à trajetória de amor às águas, sempre com uma olhar agudo, artístico. Como sintetizou a professora Kathryn Sanchez, da Universidade de Wisconsin, “de fotógrafo nos primórdios da legendária companhia Vera Cruz ao ícone em defesa da qualidade de vida, da proteção ao meio ambiente e à despoluição do rio Piracicaba, há um ímpeto de preservação e uma vocação para a documentação que transparece em todas as atividades de Nelson de Souza Rodrigues”. A memória, a ciência, a arte, a indignação a favor da vida.

GALERIA

FOTOS DE REGISTRO DE FILMES DA VERA CRUZ POR NELSON DE SOUZA RODRIGUES

*José Pedro Soares Martins é jornalista e escritor, com mais de 70 livros publicados e prêmios de jornalismo; consultor de empresas e ONGs.

Para conhecer o post completo, acompanhe a TAG 100 anos dr. Nelson .

Deixe uma resposta