JIC Mendes, ilustrador (10)

O texto, a seguir, é conteúdo do livro “JIC Mendes, ilustrador – São Paulo e o mundo há 70 anos nos traços de um grande cartunista”, que integra a Coleção de Humor Gráfico da AHA – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em parceria com o IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. O livro reúne os trabalhos publicados no jornal “A Noite”, de São Paulo, no final dos anos 40. Conforme nota do editor, as legendas das ilustrações foram transcritas, mantendo-se a grafia original das mesmas.

26 – Limpa, mas nem tanto

Segunda-feira, 24 de novembro de 1947

JIC 26

É PROIBIDO COLOCAR CARTAZES NESTE TAPUME. – Depois ainda dizem que essa eleição foi uma eleição “limpa”!!!

A VOLTA das campanhas eleitorais depois de uma década e meia de ditadura causava grande sensação. Mas tanto os candidatos como os eleitores ainda precisavam aprender muito sobre o funcionamento da democracia – o que parece não ter mudado até hoje.

No cartaz do alto à direita se reconhece entre os candidatos o Amigo da Onça, personagem do desenhista Péricles cujas charges circularam semanalmente na revista “O Cruzeiro” de 1943 a 1962. De fato, emporcalhar a cidade em benefício próprio é uma atitude típica do Amigo da Onça e de todos seus seguidores.

27 – Autoescola feminina

Sábado, 29 de novembro de 1947

JIC 27

– Puxa! Um auto-escola guiado por uma senhorita!!!!

A REVOLUÇÃO dos costumes sobre rodas. Se havia poucos carros, praticamente não havia mulheres motoristas. Ainda se achava que a única coisa que as moças e senhoras podiam pilotar era o fogão. Ainda se acreditava que deveriam limitar-se à página de “conselhos para o lar” publicada no mesmo jornal ou acompanhar o concurso que elegeu a “comerciária mais querida de São Paulo” (as fotos das candidatas foram divulgadas na primeira página de “A Noite” durante meses para promover o SESC, criado em setembro de 1946). Nisso, felizmente, os tempos mudaram.

28 – Desculpe o transtorno

Terça-feira, 2 de dezembro de 1947

JIC 28

– E os pedestres, por onde passam?!

NO PARA-CHOQUE do caminhão pode-se adivinhar o início da inscrição “SAE da Frente”. Realmente, nesta charge ninguém parece muito interessado em colaborar com o próximo.

(continua)

Para acompanhar outros capítulos deste livro, acesse a TAG JIC Mendes.

 

Deixe uma resposta