JIC Mendes, ilustrador (7)

O texto, a seguir, é conteúdo do livro “JIC Mendes, ilustrador – São Paulo e o mundo há 70 anos nos traços de um grande cartunista”, que integra a Coleção de Humor Gráfico da AHA – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em parceria com o IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. O livro reúne os trabalhos publicados no jornal “A Noite”, de São Paulo, no final dos anos 40. Conforme nota do editor, as legendas das ilustrações foram transcritas, mantendo-se a grafia original das mesmas.

 17 – Candidato a contragosto

Quinta-feira, 30 de outubro de 1947

Jic Mendes 17

– Eu não queria que lançassem minha candidatura mas, como insistiram muito, fui obrigado a aceitar.

QUANDO TERMINOU o Estado Novo em 1945, havia se passado 15 anos de regime ditatorial, dos quais oito sem eleições, sem partidos políticos e sem Congresso. Toda uma geração não sabia o que era votar e muitas pessoas queriam participar do processo democrático candidatando-se aos cargos públicos.

O personagem que já começa a se tornar familiar conta ao seu compadre de ar igualmente mequetrefe que foi persuadido a candidatar-se a vereador. O nível dos candidatos, conta JIC, chegava a ser assombroso. Embora os molambentos recebessem a atenção e cumplicidade dos seus traços, por serem os protagonistas da vida social e merecedores de um tratamento melhor, a ocupação de uma cadeira na Câmara Municipal talvez não fosse a solução ideal nem para eles, nem para a cidade. Vale notar o detalhe da sola furada, que faz do nosso protagonista um legítimo pé-rapado.

18 – Troca de bonequinhos

Sábado, 1 de novembro de 1947

Jic Mendes 18

– Dá cá o meu que eu lhe dou o seu.

OS GAROTINHOS Dutra e Stalin arengam por causa dos seus embaixadores. A política externa de alinhamento com os Estados Unidos que tivera início com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados em agosto de 1942, reforçou-se no governo Dutra e se prolongaria pelas décadas seguintes. Em consequência dela, o Brasil cortaria relações diplomáticas com a União Soviética em 1948.

19 – Foram extintas as barraquinhas…

Terça-feira, 4 de novembro de 1947

JIC Mendes 19

Liquidação para DEMOLIÇÃO do prédio.

AS PRAÇAS e calçadas da São Paulo de 1947 estavam infestadas de barraquinhas que vendiam todo tipo de alimentos, utensílios e bugigangas. Nenhuma diferença com hoje em dia, a não ser talvez o tino para negócios deste proprietário e o humor do cartunista, que completaria 22 anos no dia seguinte à publicação deste desenho.

 (continua)

 Para acompanhar outros capítulos deste livro, acesse a TAG JIC Mendes.

 

Deixe uma resposta