Club Piracicabano (Coronel)

Club Piracicabano

Antes de se chamar Coronel Barbosa, era Club Piracicabano

Uma das grandes fortunas de Piracicaba no início do século XX era a do fazendeiro José Barbosa, conhecido como Coronel Juca Barbosa. Proprietário de terras, produtor, tornou-se respeitado e admirado por seu espírito público e inovador, além de ser um benemérito nas obras de atendimento aos necessitados. Era famosa a sua Fazenda Santa Fé e a Fazenda Água Santa, etre Piacicaba e LImeira.

Foi o Coronel Barbosa o proprietário e o construtor do Club Piracicabano, o mais requintado da Piracicaba daqueles anos brilhantes. Foi, também, o construtor e proprietário do Teatro São José, quase em anexo ao clube que, após a sua morte, passaria a se chamar Clube Coronel Barbosa, construção imponente que se destacava, ainda lá estando, na esquina da rua São José com a Praça José Bonifácio. A foto, de autor desconhecido, é de 1927.

Para efeito de informação histórica: o Coronel Barbosa foi o primeiro patrão de uma família de imigrantes italianos e colonos, os Ometto, do casal Pedro e Catarina Ometto. As primeiras terras dos Ometto foram compradas do Coronel Juca Barbosa, para quem trabalhavam.

 

Deixe uma resposta