Rua 15, nos 1950

Rua 15 nos 1950

Por ela, passava a linha do bonde em direção à ESALQ.

De autor desconhecido, a foto mostra a velha Rua 15 de Novembro, uma das principais do centro de Piracicaba, agitada desde sempre especialmente no trecho compreendido entre as ruas Governador Pedro de Toledo e Boa Morte. A foto, em primeiro plano, mostra a esquina com a Boa Morte, onde havia uma garaparia, cujo toldo anunciava “Caldo de Cana”. Pode-se observar, também, a linha do bonde. Naquela esquina, havia o ponto inicial das três linhas: do centro à Paulista, à então chamada Escola Agrícola, a ESALQ, e Vila Rezende. Na foto, os trilhos são indicativos da linha que tinha o ponto final na ESALQ. Tempos mais calmos, percebe-se a quase ausência do tráfego de automóveis.

2 comentários

  1. TOGO EDGARD YEDA em 11/12/2015 às 11:40

    HÁ QUE SAUDADES DESSE TEMPO, QUANTO ANDEI DE BONDE, DO CENTRO A PAULISTA, DO CENTRO VILA REZENDE, DO CENTRO ESALQ, TUDO ACABOU-SE, NESTE BRASIL, NÃO CONSERVA-SE O PATRIMONIO HISTORICO. POBRE BRASIL.

  2. TOGO EDGARD YEDA em 11/12/2015 às 12:16

    DO OUTRO LADO DA RUA NA ESQUINA HAVIA UM CARTÓRIO( E NÃO FALHA AMEMORIA ERA DO DR. LEITÃO). POUCO NA RUA 15 HAVIA UM TERMINAL DE ONIBUS, AINDO LEMBRO DE UM PEQUENO CASO. UMA VEZ UMA PESSOA (HOMEM OU MULHER) TOMOU VENENO NO BANHEIRO, QUE FICAVA NO SUB SOLO DA LANHONETE, TAMBÉM NA ÉPOCA COMEÇOU A ERA DE TOMAR VITAMINA BETIDA NO LIQUIDIFICADOR QUE ERA FEITO NUMA DAS LANCHONETES, A PARADA DOS ONIBUS ERA ALI QUE PARTIA PARA PAULISTA, E OUTROS BAIRROS.A EMPRESA ERA DO MARCHIORI, UMA VEZ, ELE COMPROU UM ONIBUS ELETICO QUE ERA A COQUELUCHE DA CIDADE. ESSE ONIBUS SAIDA DA RUA MORAIS BARROS ESQUINA COM A PRAÇA, ONDE EXISTIA A PARADA DO BONDE PARA VILA REZENDE. AOS SABADO E DOMINGOS TODO PESSOAL DA VILA REZENDE VINHAM PARA O CENTRO DA CIDADE QUE ERA O ENCONTRO DOS NAMORADOS, IR AO CINEMA, BROWDOW,, NA ÉPOCA SÓ EXISTIA DOIS CINEMA, O BROWDOW E O CINEMA SÃO JOSÉ..DEPOIS FOI REABERTO POLITEAMA.HÁ QUE SAUDADES DE MINHA PIRACICABA, MEUS AMIGOS, MINHAS NAMORADAS, BAILES AOS SABADOS NAS CASAS DA FUTURAS NORMALISTAS (PROFESSORAS) ONDE ARRECADAVAM DINHEIRO PARA FORMATURA. PAGAVA 2,00 OU 3,00 CRUZEIROS PARA ENTRAR, DANÇAVA, COMIA E BEBIA A VONTADE. EXISTIA NO CENTRO UM CARTORIO, COLADO AO CARTÓRIO EXITIA A BOMBONIERE DO PASSARELA (ERA A COQUELUCHE DA CIDADE.) COMPRA BALSS, BOMBONS, CHOCOLATES, CHICLETS, PARA DAR PARA NAMORADA QUANDO IAMOS AO CINEMA, GRANDES FILMES, “MELODIA IMORTAL, MUSICA E LAGRIMAS (GLEM MILLER) FILMES ÉPICO, MANTO OU CALICE SAGRADO, SANSÃO E DALILA, E OUTAS GRANDE PRODUÇÕES DA MGM. COLUMBIA. ENFIM TUDO SE ACABA. PARA VOLTAR AO PASSADO LEMBRANDO DE MINHA PIRACICABA- OUÇO MUSICA DE FRANK SINATRA, QUE ERAM MAIS FAMOSOS, AINDA QUARDO DIVERSOS (LPS) QUE COMPREI EM SÃO PAULO. FILMES DE GERRY LEWS TIM MARTIM, E OUTROS FILMES. PARA NÃO ESQUECER DE MINHA QUERIDA PIRACICABA OUÇO OS LPS DESSAS MUSICAS. AOS MEUS AMIGOS E AMIGAS DE MINHA PIRACICABA UM GRANDE ABRAÇO. DESSE CONTERRANEO- TOGO EDGARD YEDA-POUSO ALEGRE-MG-11/12/2015.

Deixe um comentário