81ª Festa de São João de Tupi acontece no dia 23 de junho

DSC02294A 81ª edição da Festa de São João de Tupi, evento tradicional do calendário de eventos turísticos de Piracicaba, acontecerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho com programação religiosa e festiva, na Praça da Igreja São José, padroeiro do bairro de Tupi, com expectativa de receber um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas.

Organizada pela Paróquia São José de Tupi, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e de outras secretarias municipais, a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, pois revive as peculiaridades das grandes comemorações juninas.

Para a comunidade do bairro este é um evento muito importante, já que ela é diretamente beneficiada com os recursos arrecadados na venda dos produtos e comidas típicas. Além disso, 20% da verba do estacionamento será repassada ao projeto Tupi Escola de Futebol, e 8 instituições da cidade também participam da Festa, comercializando produtos em algumas barracas e recebendo 100% da renda arrecadada.

Nos dias 20, 21 e 22 acontece a programação religiosa, e no dia 23, durante a programação festiva, acontecerá a partir das 18h, a tradicional benção e levantamento do mastro. E em seguida, o esperado acendimento da fogueira, que assim como no ano anterior, será acesa com o auxílio de uma tecnologia por controle remoto. Já a queima de fogos está marcada para a 0h do dia 24, dia de São João.

O evento conta com a ajuda de 120 voluntários que atuam antes, durante e depois do evento, auxiliando nos preparativos da decoração do salão e da praça, na montagem das barracas e também na cozinha, preparando todas as delícias que anualmente são servidas no salão paroquial. Ao todo são servidos 5 toneladas de alimento dentro do salão durante a festa, chegando ao total de 15 a 17 toneladas de alimentos preparados durante o evento (no salão e nas barracas).

O Padre Renato Luiz Andreatto destaca a importância da festa para a manutenção de uma antiga tradição cultural, que está se extinguindo com facilidade, principalmente na região de São Paulo. Além disso, a festa é muito importante para sustentar o trabalho social que a Paroquia desenvolve junto à comunidade durante o ano. “Esta festa simboliza um costume que aos poucos, infelizmente, vem se perdendo, que é uma legítima festa junina que fazemos questão de manter viva em nossa comunidade.”

Na parte gastronômica, dentro do salão, as principais opções são a leitoa à pururuca, porção de leitoa, frango inteiro frito, porção de frango à passarinho e cuscuz. Já nas 80 barracas que ficam na praça, haverá quitutes de todos os tipos (pastel, tapioca, acarajé, milho verde, vinho quente, quentão, etc), doces e brincadeiras das festas juninas tradicionais.

Sobre o estacionamento, o padre afirmou que a empresa contratada e responsável pelo serviço irá oferecer vigilância e todos os veículos serão segurados. “Cobraremos R$ 15 por carro e recomendamos que os motoristas utilizem o estacionamento oficial da festa”.

História da Festa de São João de Tupi

Desde 1934, o Distrito de Tupi, há 15 quilômetros do centro da cidade de Piracicaba, realiza sua tradicional “Festa de São João”. O festejo acontece todos os anos, impreterivelmente, no dia 23 de junho, dando abertura ao evento o toque da alvorada às seis horas da manhã, com 12 tiros de morteiros. O ritual tem sequência às nove horas da manhã, com celebração da missa na Matriz de São José.

Mantendo a tradição, às seis horas da tarde acontece o levantamento do mastro em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro onde os devotos depositam no pé do mastro enfeitado com flores de campo, frutos da safra da região: cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, com os votos de boa colheita e prosperidade, e logo após a fogueira de aproximadamente 10 metros de altura é acesa.

Programação

81ª Festa de São João em Tupi

Programação Religiosa – Tríduo Festivo – 20 a 22 de junho

20 de junho – sábado
19h Santa Missa
Haverá venda de Cuscuz, pastel, espeto, mini pizza, doces e bebidas

21 de junho – domingo
19h Santa Missa
Haverá venda de Cuscuz, pastel, espeto, mini pizza, doces e bebidas

22 de junho – segunda
19h Santa Missa

Programação Festiva

23 de junho
06h – Toque da Alvorada com 12 tiros de morteiros
10h – Santa Missa com bênção de São João
11h – Serviço de Almoço no Salão Paroquial com comidas típicas: Cuscuz, Leitoa à pururuca, Frango inteiro frito, Porção de leitoa, Frango à passarinho e bebidas
Festa com 80 barracas típicas na Praça da Igreja
18h – Levantamento do mastro e acendimento da Grande Fogueira de São João
19h – Palco com atrações musicais
00h – Grande queima de fogos

Estacionamento com seguro e vigilância – R$ 15,00

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes durante o evento. Haverá fiscalização da prefeitura no local.

Realização: Paróquia de São José de Tupi

1 comentário

  1. Rodrigo Soares em 24/06/2016 às 23:32

    A Festa desse Ano de 2016 estava excelente, ambiente Familiar, como sempre uma delicia, apenas achei um absurdo a cobrança de 20 Reais no estacionamento, sendo que eu iria guardar o meu carro na casa do amigo que mora eu Tupi….fui proibido de entrar no bairro de Tupi…so entraria se pagasse os 20 Reais de estacionamento, e a segurança falou para mim( se nao tiver dinheiro nao saia de casa) fiquei muito furioso…tive que abrir a carteira e mostrar a Segurança que dinheiro nao era o problema, mas proibido de entrar no bairro e guardar meu carro na casa do meu amigo, isso foi demais.

Deixe um comentário