Ações do Sesc SP debatem a violência contra a pessoa idosa

O Sesc São Paulo realiza a “Campanha de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa” em todas as unidades para discutir sobre a realidade vivida hoje por esta população e as mudanças culturais necessárias relacionadas a este processo, ressaltando a importância do cuidado e da alteridade.

Na unidade do Sesc em Piracicaba, o encontro começa na terça, 16 de junho, às 14h, com a Roda de Conversa sobre “Empoderamento e protagonismo contra violência à pessoa idosa” para falar procedimentos, orientações e trocas de informações sobre os tipos de violências que existem hoje, tanto familiar quanto na sociedade. O debate será proposto por Gisleine Vaz Scavacini de Freitas, doutora em ciências biomédicas pela Unicamp, Nelson Ladeira, presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maristela Marrano, mestre em Educação Física do Envelhecimento e Especialista em Neurociências Aplicada à Longevidade pela UFRJ; Fernanda Fidelis, orientadora técnica do Lar dos Velhinhos; Clóvis Misawa e Ricardo Fuji, diretores da Casa Bonsai Recanto do Idoso.

Na sexta-feira (19/6), o Coletivo PI, que utiliza diferentes linguagens em suas criações, como teatro, performance, dança, realiza em dois endereços do centro de Piracicaba a intervenção urbana “Na Faixa”,que mostra encontros inusitados de duas pessoas durante o tempo do farol para pedestres. A ação começará às 11h e contará com a participação de quatro idosos, criando ações e imagens que sensibilizem para questões pertinentes à terceira fase da vida, quebrando estereótipos e revelando encontros de gerações. O projeto será também apresentado em outras cidades e marca o dia 15 de junho instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como data internacional de combate a violência e luta pelos direitos à pessoa idosa.

A programação da “Campanha de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa” no Sesc Piracicabaencerra no sábado (20), às 10h30, com “Experiências de Paz e Não Violência” ministrada por Joana D’arc Filetto, membro da Brahma Kumaris Piracicaba, que ensinará técnicas de meditação e autocontrole, exercícios para a estabilidade mental, emocional e espiritual, que contribuem para harmonia dos relacionamentos e interações em contraponto com os conflitos do dia-a-dia. O encontro acontecerá na Sala de Múltiplo Uso com entrada gratuita.

IDOSOS 
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Roda de Conversa
Empoderamento e protagonismo contra violência à pessoa idosa
Dia 16, terça, 14h.
Teatro. Grátis.

Intervenção
Na Faixa
Com o Coletivo PI.
Dia 19, sexta, 11h.
Faixas de pedestres da região central de Piracicaba. Grátis. Livre para todos os públicos.

Experiências de Paz e Não Violência
Com Joana D’arc Filetto, membro da Brahma Kumaris Piracicaba.
Dia 20, sábado, 10h30.
Sala de Múltiplo Uso. Grátis.

Deixe uma resposta