CCP recebeu evento de reflexão para jovens desportistas

Na terça, dia 27 de janeiro, o Salão de Vidro do Clube de Campo de Piracicaba recebeu a primeira edição em 2015  do Projeto “Fala Garoto”. Idealizado pelo jornalista Mauricio Ribeiro, o Projeto Fala Garoto é uma iniciativa da Usina de Ideias Comunicação Criativa com o objetivo de promover encontros de tempo e espaço dedicado à reflexão de temas relevantes junto aos jovens. Na edição de janeiro, o projeto alcançou cerca de 70 adolescentes com idade entre 7 e 17 anos para discutir o tema “Família é a Base”.

Os adolescentes em questão são integrantes do projeto Educando com o XV, uma iniciativa da Associação Atlética Educando pelo Esporte com o objetivo de promover mais do que atividade física e trabalho de base na modalidade do futebol. A meta é, em parceria com a Usina de Ideias, trabalhar 6 encontros anuais, de periodicidade bimestral, trazendo variedade de temas e debatedores para interagir com os adolescentes integrantes do projeto.

Para abordar a temática em questão, participaram da roda de conversa com os atletas a Dra. Nadja Sousa, psicóloga, atualmente integrando a equipe técnica da ONG ABASC, entidade que entre suas ações mantém uma escolinha de futebol na periferia de Piracicaba, além do Prof. Marcelo Mazzei, Diretor Executivo do SESI Piracicaba e que soma ao seu currículo o fato de ser pai de três rapazes que tomaram rumos profissionais totalmente distintos. Completando o staff, os mesatenistas André Coelho, Marina Michelin e Ediane Bresciani; recém contratados pelo Clube de Campo de Piracicaba, e que além de compartilharem a mesma paixão pelo tênis de mesa possuem outro elemento em comum: todos estão longe de suas famílias por conta da prática profissional do esporte.

Segundo Mauricio Ribeiro, “os adolescentes assistidos pelo projeto Educando com o XV têm em comum o desejo de se profissionalizar no esporte, o que provavelmente não aconteça para todos; no entanto queremos que sua passagem pelo Fala Garoto acrescente valores e suscite reflexões que poderão ser aplicadas em diversos campos da vida”. Na pauta do debate, os convidados abordaram os diversos modelos de famílias, as diferenças de temperamento dentro de casa, o papel da família na constituição da história do indivíduo, a vocação esportiva e a eventual falta de apoio dos pais, a adaptação a viver longe de casa e dar rumo à sua vida e a possibilidade de escrever uma história diferente da que foi vivida até então.

O evento que aconteceu das 14h às 16h no CCP teve o patrocínio de Arcelor Mittal além do apoio da Selam; XV de Piracicaba; Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo; Lei Paulista de Incentivo ao Esporte; Associação Atlética Educando pelo Esporte e Clube de Campo de Piracicaba.

 

Deixe uma resposta