Constelação Familiar: palestra com Cesar Santiago

No dia 7 de fevereiro, às 19h30, acontece a palestra Constelação Familiar, com Cesar Santiago, na Sala do Centro Pastoral, na Av. Independência, 1146. A participação é aberta ao público e gratuita.

Entrevista com Cesar Santiago sobre Constelação Familiar

1) O que é constelação familiar?

É uma forma de alinhar a consciência da pessoa à consciência cósmica. Daí pode-se colher os melhores frutos plantados pelo espírito divino dentro de cada pessoa transformando em bênçãos as tragédias e destinos difíceis vividas pelos ancestrais conhecidos, bem como por aqueles que não chegamos a conhecer, mas estamos ligados a eles inconscientemente.

É uma terapia de grupo?

É um trabalho de grupo que busca trazer luz à consciência. É uma terapia da alma. Permite o individuo libertar-se das amarras familiares e sociais. Com sua consciência liberta o homem evolui em direção aos seus altos fins existenciais que ele tem por direito divino, mas que sua consciência obnubilada o bloqueia.

 

É uma terapia de grupo onde todos os participantes podem vivenciar experiências que lhes serão uteis para sempre. É um trabalho dinâmico, respeita as intimidades e limitações de cada um. Todos aprendem com o seu trabalho especifico e com o dos outros.

2) Qual a diferença dela para as outras terapias?

A diferença fundamental da constelação familiar para as outras terapias é que se trata de uma abordagem sistêmico-fenomenológica, onde o constelador orienta-se, fenomelogica-mente, por aquilo que emerge do campo sistêmico do cliente, não criando conceitos e teorias. Apenas mostra aquilo que está oculto, que atua sobre a pessoa e que ele se conecta inconscientemente.

Aqui não se responsabiliza o outro pelos seus problemas e dificuldades, exercita o não julgamento, respeita as pessoas como elas são, não olhando apenas para o comportamento de uma pessoa e sim para aquilo que atua sobre ela.

Também tem como base a unicidade. Não separa os bons dos maus. Pelo contrário busca a reconciliação entre todas as partes (criaturas).

3) O processo é longo? Quanto tempo leva? São sessões semanais?

Normalmente o trabalho é feito em um final de semana. A pessoa pode voltar para uma nova participação se desejar e se tiver alguma outra questão a ser trabalhada. Uma constelação feita tem atuação durante vários anos na vida de uma pessoa, aonde as transformações vão acontecendo.

4) Em que casos ela é indicada?

Ela é indicada para melhorar o relacionamento familiar, entre casais, no trabalho e com as pessoas em geral. Vemos grandes resultados, entre outros casos, com pessoas deprimidas, com síndrome do pânico, com dificuldades de lidar com o dinheiro, com dificuldade de engravidar, com bloqueios na área profissional, comportamental, de relacionamento, etc.

5) Como ela pode ajudar as pessoas?

Ela ajuda a pessoa a ter uma consciência plena e ocupar o seu real lugar na família. Ajuda também a cada participante a ser grato pela vida que recebeu de seus pais e conseqüentemente a tudo que recebe do universo continuadamente. Assim o fluxo energético da vida pode fluir de uma forma harmoniosa e próspera.

6) Principais benefícios

Ter uma vida mais leve e feliz;

Encontrar força e determinação para enfrentar as crises e as contingências da vida;

Melhora dos conflitos de relacionamento;

Cura dos medos inconscientes;

Cura do pânico;

Cura da depressão;

Ajuda na libertação de comportamentos destrutivos;

Ajuda nas angustias de causas indefinidas;

Superação das separações traumáticas;

Lidar melhor com as doenças graves pessoais ou familiares;

Superação das mortes trágicas;

Libertar a pessoa das expiações pessoais ou familiares;

Libertar dos emaranhamentos que impede o indivíduo de ter sucesso profissional e em seus relacionamentos.

 

7) Porque é tão importante trabalhar o sentimento da família internamente?

A imagem interna de cada pessoa é construída a partir daquilo que aconteceu no momento da concepção. Continua durante a gestação até o nascimento e se estende até a adolescência. Também pelas informações que vem dos ancestrais. Essa imagem interna é projetada e plasmada na vida das pessoas.

Por exemplo, se houve uma situação trágica para uma criança, como o assassinato do pai ou a morte súbita do mesmo no auge de sua vida, trará possivelmente para os filhos repercussões em sua vida. É comum em situação como esta ocorrer uma dinâmica oculta que atua causando na pessoa o amor interrompido, ou seja, esta criança ao tornar-se adulta terá grande dificuldade de entregar-se completamente em seus relacionamentos.

A constelação familiar tem como objetivo mudar a imagem interna e ajudar a pessoa a tomar a vida com tudo que ela traz, com o bom e com o difícil.

8) Após esse processo, como o relacionamento flui na vida familiar?

O processo propicia o fluxo energético na direção do amor que cura. Cada pessoa do sistema familiar fica em seu real lugar. Neste novo posicionamento cada individuo faz uso da energia que lhe é própria por direito do Espírito Divino. Assim não há desvio e nem o aprisionamento da alma em questões ligadas a roda de Samsara.

 9) O que é a Roda de Samsara?

A roda do Samsara engloba seis caminhos diferentes, definidos a partir do karma. Porém, por mais que se alcance uma existência abençoada, o sofrimento ainda é inevitável: mesmo os seres mais iluminados ainda estão sujeitos aos males do mundo, e à reencarnação. Apenas a iluminação quebra o ciclo.

10) A constelação familiar pode ajudar em dificuldades de relacionamentos conjugais?

Bert Hellinger, o criador da Constelação Familiar, observou que aquilo que separa os casais, em grande parte das vezes, não é a falta de amor entre o casal, mas os emaranhamentos que cada um está envolvido inconscientemente. Quando se trabalha a Constelação Familiar, esses emaranhamentos vêm à tona, abrindo novas possibilidades para um melhor relacionamento. Nesta nova possibilidade podem continuar caminhando juntos com mais proximidade ou se houver separação física, que haja respeito mutuo e gratidão por aquilo que cada um recebeu do outro.

 11) Ela vem sendo usada em empresas também? Como assim?

Como a família tem uma alma, o mesmo acontece com todo sistema, inclusive uma empresa. É possível que uma empresa tenha tudo para ter sucesso e prosperidade, no entanto, ela permanece por longo tempo à deriva. Isto pode ser resultado, por exemplo, da falta de energia dos proprietários ou não respeito às ordens sistêmicas.

Uma empresa cresce quando tem consultores que fazem bons diagnósticos e estabelecem critérios claros em direção a missão para o qual ela foi criada. Porém, muitas vezes, existem forças ocultas que atuam no sistema trazendo bloqueios e enfraquecimento.

Tais circunstâncias podem ser “vistas” através de uma percepção fenomenológica. Nisso, a Constelação Organizacional pode contribuir de forma efetiva, trazendo informações e mudanças para que o empreendimento tenha sucesso e haja prosperidade.

 12) O que levou um médico clínico a enveredar por esse caminho?

A medicina é para mim, um trabalho que realizo com grande alegria e prazer. Sempre busquei e acreditei na cura integral do ser humano. Por isto busquei especializar-me em Clínica Médica, em seguida Homeopatia e Acupuntura.

A opção pela Constelação Familiar veio depois de participar de uma vivência de grupo em Constelações, onde fui acompanhar minha mulher, a convite de amigos.

Fiquei impressionado, com a forma objetiva que essa técnica lidava com as questões que afetam cada um de nós no nível inconsciente e na relação dessas causas em grande parte dos males instalados em nossas vidas. Senti que poderia acrescentar este trabalho em minha prática para beneficiar meus clientes. Então, eu e minha esposa fomos à busca do aprendizado das técnicas para trabalharmos com as pessoas. E desde então, através dos anos vimos organizando grupos de formação e vivência.

Nesta oportunidade trouxemos da Alemanha, juntos com a Mimansa (Terapeuta Alemã), diversos terapeutas alemães para promoção de cursos nesta área.

Atualmente, facilitamos grupos de vivência e formação em Constelações Familiares e Organizacionais por todo o país.

No dia 7 de fevereiro, às 19h30, acontece a palestra Constelação Familiar, com Cesar Santiago, na Sala do Centro Pastoral, na Av. Independência, 1146. A participação é aberta ao público e gratuita. Liimite de vagas: 50 pessoas. Informações e inscrições pelo tel.: 3035.2222 ou por e-mail: [email protected]

2 comentários

  1. Luciene Maria Flor em 11/06/2015 às 14:32

    Achei muito interessante , gostaria muito de levar minha sobrinha pois tenho certeza que irá ajuda-la sair da depressão.

  2. Heitor Rosa em 29/05/2017 às 17:20

    No site http://heitorrosa.com.br/ há vários artigos interessantes que complementam o assunto.

Deixe um comentário