Construtora adere ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho

A MRV Engenharia realizou, nesta terça-feira (21), a cerimônia que marcou a adesão de três canteiros de obras, localizados em Piracicaba, ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil.

O objetivo da adesão foi alinhar os canteiros  aos propósitos do Compromisso, que é aprimorar as práticas de trabalho, segurança e qualificação de pessoal, além de instituirm em suas obras, a figura de “representante sindical” – ações essas previstas no termo.

O evento foi realizado no canteiro de obra do Parque Piazza Navona, da MRV Engenharia, no bairro Pompeia, e contou com  as presenças do Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijó, e do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato.

A mesa da cerimônia da assinatura do Compromisso foi composta por Mauro Rodrigues de Souza (coordenador Geral das Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego), Sérgio Fortuoso (secretário do Trabalho e Renda da Prefeitura de Piracicaba), Vera Esteves (coordenadora do CIEJA – Centro Integrado Para Jovens e Adultos, representando a Secretaria de Educação de Piracicaba), Giuliano Rossin (coordenador de Obras da MRV Piracicaba), Milton Costa (presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba), Emílio Alves Ferreira Junior (presidente da Federação dos Trabalhadores na Índústria da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo), Sérgio Lavarini (diretor de Relações Institucionais da MRV), José Lopez Feijóo (Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República) e Gabriel Ferrato (prefeito).

Como representantes sindicais, foram empossados: Amanda Moretti Montanari, Lucas Pereira, Valdenis Pereira da Silva e Phelipe Carneiro, que atuarão como ponte entre as obras e a empresa.

Os canteiros citados são: Parque Paradiso, Piazza San Pietro e Parque Piazza Navona, que juntos somam 2.528 unidades habitacionais, de acordo com informações da MRV.

Os colaboradores da MRV indicados pelos Sindicatos e os representantes sindicais deverão dedicar até duas horas diárias de atenção aos profissionais que atuam nas obras, o que facilitará a apuração de informações sobre condições de trabalho e segurança, dados que deverão ser repassados diariamente à Construtora.

O Compromisso tem como foco grandes obras de construção civil e a MRV é a primeira construtora residencial signatária. Dessa forma, a adesão dos canteiros em Piracicaba, que são obras de médio porte, reforçam ainda mais o pioneirismo e a proatividade da companhia em seguir as diretrizes do Compromisso.

O “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção” foi instituído em março de 2012 em iniciativa conjunta do Governo Federal, empresários do setor de construção civil e trabalhadores, representados pelas Centrais Sindicais. Cada obra pode ser signatária do Compromisso por 24 meses, período que pode ser estendido por mais seis meses. Esse tempo coincide com a média das obras da MRV. O Compromisso estabelece que cada obra tenha, no máximo, sete representantes sindicais, que podem ser eleitos ou nomeados.  Nos canteiros de Piracicaba, Taguatinga e Campinas os representantes sindicais foram apontados por nomeação dos sindicatos.

Deixe uma resposta