Embaixador da pedagogia Dalcroze ministra curso para crianças e adultos

Mineiro radicado na Suíça, Iramar Rodrigues desenvolve método há 40 anos - foto Divulgação
Piracicaba sedia, de 17 a 23 de julho, o 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita). Uma das novidades é a vinda de Iramar Rodrigues, brasileiro radicado na Suiça, que irá ministrar o curso para crianças e adultos sobre o Método Dalcroze. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.feimep.com.br, até 5 de julho. Há vagas também para as masterclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, o 2º Encontro de Jovens Regentes e o workshop de lutheria.
Esta é a terceira vez que o curso é oferecido no Feimep, sendo que nesta edição há uma turma para crianças entre 7 e 9 anos, de segunda-feira a sexta-feira (de 18 a 22 de julho), das 14h às 14h50. As aulas para os adultos acontecem nos períodos da manhã e tarde e são indicadas a atores, bailarinos, professores, pedagogos, educadores físicos, interessadas em artes e estudantes de diversas faixas etárias.
O violoncelista André Micheletti, que responde pela direção artística e pedagógica do Feimep, lembra que o método desperta interesse de vários públicos, por trabalhar com a união da música com o corpo e o movimento. “Com uma experiência de mais de 40 anos na área, Iramar Rodrigues é considerado o embaixador da pedagogia Dalcroze no mundo.”
Criado no início do século 20 pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques Dalcroze (1865-1950), o Método Dalcroze une melodia musical e expressão corporal. Por meio de um processo totalmente interativo, o curso é realizado com jogos, atividades musicais, improvisos e dramatizações. São trabalhadas questões como imaginação e criatividade, movimento corporal e sonoro, improvisação vocal e instrumental, escrita musical, ritmo e coordenação motora.
Iramar Rodrigues atua no Instituto Dalcroze, na Genebra. É vice-diretor da Federação Internacional de Professores de Rítmica, que agrega 22 países. “A pedagogia Dalcroze leva os alunos a conhecerem, por meio da corporalidade expressiva, a vivência de todos os elementos da linguagem musical — ritmo, melodia, harmonia, métrica, frase musical, forma, contraponto, entre outros”, explica o professor.
DEMOCRÁTICO – A 7ª edição do Feimep oferece masterclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, também com inscrições abertas pelo site oficial até 5 de julho. A participação é indicada aos estudantes de diversas faixas etárias de universidades e conservatórios brasileiros e de outros países. Todos os inscritos são aceitos, independente do nível de formação, pois a disseminação e democratização da música clássica são as premissas que norteiam o Festival.
As masterclasses de violino ficam aos cuidados dos professores brasileiros Alessandro Borgomanero e Daniel Guedes, as de viola têm com Alexandre Razera e as de contrabaixo Anselmo Melosi e Sérgio de Oliveira. Para violoncelo ministram as aulas Helga Winold, da Universidade do Sul da Flórida e professora emérita da Indiana University, e Minna Chung, da Universidade de Manitoba, no Canadá.
Esta edição oferece aulas com o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba  e aclamado, por quatro vezes, como Melhor Regente de Orquestra pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Aos seus cuidados está o 2º Encontro com Jovens Regentes.
Também participam os luthiers Mitsugu Gomikawa e Henrike Hahn, de Chicago, que fazem, em horários agendados, afinação de instrumentos, troca de crina, sonorização e pequenos ajustes. Henrike Hahn, que leciona reparação e ajustes de instrumentos na Chicago School of Violinmaking, também ministra workshop para expor técnicas de lutheria.
Para efetivar a inscrição é necessário que o candidato acesse o link “Inscrições” no site oficial e escolha o instrumento de seu interesse. A organização do Festival oferece alojamento durante o evento, com monitores e segurança. O custeio do transporte até o Feimep é de responsabilidade do estudante, que terá assegurado o deslocamento no percurso aula-alojamento-concerto.
O Feimep é realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural e Manifesta Cerimonial, e tem como patrocinadores culturais o Jornal de Piracicaba e a Revista Arraso. São apoiadores da sétima edição o Sesi Piracicaba, Escola de Música Maestro Ernst Mahle, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Associação Amigos Mahle, Cultura Artística e Hermann’s Restaurante.

Deixe uma resposta