ESALQ abre novas vagas para curso de Especialização em Educação Ambiental

Processo de construcao pedagogica do cursoEstão abertas até o dia 30 de janeiro as inscrições para novas vagas do curso de especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis, realizado pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), campus da USP em Piracicaba. As inscrições devem ser realizadas na Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), localizada na Avenida Centenário, 1080, no bairro São Dimas.

O principal objetivo do curso é contribuir para a formação de profissionais que atuem na transição para sociedades sustentáveis, visualizando possibilidades de intervir em políticas públicas. Os participantes irão refletir, planejar, agir e avaliar múltiplas possibilidades de intervir no ambiente que atuam, principalmente através de um projeto de intervenção que será construído e implementado ao longo dos dois anos de curso (2017 e 2018). O investimento para participar do curso é de R$ 507,38/mês.

A carga horária é de 560 horas, sendo 360 horas presenciais e 200 horas à distância com intercâmbio entre teoria e prática. Os encontros presenciais incluem aulas teóricas, práticas, de campo, vivências e dinâmicas. À distância serão realizadas ações em grupos no ambiente em que se deseja intervir.

O curso conta com diferentes eixos transversais: utopia, espiritualidade e conjuntura; educação ambiental; intervenção e conhecimento científico e políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis.

COORDENAÇÃO – O curso é coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Sorrentino, que é professor no departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP desde 1988 e coordenador da Oca. É ambientalista, pedagogo e biólogo. Possui pós-graduações na área de educação ambiental. Foi diretor de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2003 a 2008) e é militante de diversas Redes, Associações de Cidadania, Coletivos, Articulações no campo ambientalista e da educação ambiental.

“Os participantes vão compreender o processo educador desde a utopia, filosofias e ideologias até o pedagógico e políticas públicas. Vão ainda se assumir como educadores comprometidos com a formação de mais educadores, até conseguir as transformações socioculturais, econômicas e ambientais desejadas, além de realizar projetos e processos de intervenção educadora ambientalista”, afirma o professor Marcos Sorrentino.

EQUIPE PEDAGÓGICA – A equipe pedagógica conta com profissionais de diversas áreas: administração, gestão ambiental, comunicação, biologia, tecnologia ambiental, engenharia florestal, agronomia e pedagogia.  O grupo é composto por pesquisadores e integrantes da Oca e parceiros que atuam em Piracicaba. Ao final do curso, espera-se que os participantes desenvolvam habilidades nas suas áreas profissionais para caminhar na transição para sociedades mais sustentáveis.

No campo empresarial, espera-se a formação de quadro de colaboradores educadores socioambientais que auxiliem a empresa na construção de políticas internas e externas compromissadas com os valores humanos e com o meio ambiente e que sejam capazes de multiplicar o aprendizado na empresa e na comunidade.

No campo das organizações não governamentais, o curso irá contribuir com a aquisição de conhecimentos científicos, legais, organizacionais, filosóficos, artísticos (estético-expressivo) comunicativos, autoconhecimento, entre outros que potencializem a atuação cidadã e a incidência em políticas públicas.

No contexto dos órgãos públicos, busca-se a formação de funcionários e gestores que contribuam na idealização e materialização de projetos e ações que fortaleçam a área socioambiental, por exemplo, através de certificações e construção de políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis.

 

SERVIÇO

As inscrições para novas vagas do curso de Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis acontecem até o dia 30 de janeiro de 2017 e devem ser realizadas junto a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), localizada na Avenida Centenário, 1080, São Dimas, Piracicaba. O telefone para contato é (19) 3417-6600. No site (ocausp.wix.com/cursos), existem mais informações. O investimento para participar do curso é de R$ 507,38/mês.

Deixe um comentário