Estabelecimentos aderem à Campanha ‘De Olho no Óleo’

A fim de esclarecer e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado, a Águas do Mirante ampliou neste mês de outubro a abrangência da campanha “De Olho no Óleo” realizada, inicialmente, nas escolas públicas como parte do Programa Saúde Nota 10. A partir desse mês estão sendo disponibilizados displays e informativos, com instruções detalhadas sobre como armazenar corretamente o óleo usado e separá-lo para reciclagem, nas gôndolas de exposição de óleo da rede de alguns supermercados de Piracicaba. A campanha será permanente com reposição periódica dos informativos.

“Nosso objetivo é fazer com que a informação esteja ao alcance da população consumidora da forma mais clara e direta possível, já no momento da compra do produto, por isso a definição do local de instalação do display nos supermercados foi estratégica”, esclarece a gestora de projetos socioambientais da Águas do Mirante, Maria Aparecida Draheim.

Cada litro de óleo despejado na rede de esgoto polui cerca de um milhão de litros de água. Além disso, o acúmulo de óleo e gordura nos encanamentos pode causar entupimento, retorno de detritos para as residências e até mesmo rompimento da rede. “Infelizmente ainda é muito comum o descarte de óleo usado no ralo da pia. Além disso, existe o entendimento de que ao misturar o óleo com detergente ou água fervida, a gordura é reduzida. Isso é um equívoco, pois a reação ‘desengordurante” é apenas aparente e superficial”, esclarece Maria Aparecida.

Nesta nova versão a campanha “De olho no óleo” conta com a parceria das redes de supermercados que aderiram à ação e a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) que coordena a coleta seletiva gratuita do óleo nos bairros do município de Piracicaba. A consulta sobre os dias de coleta pode ser feita ao Sedema por meio do telefone (19) 3432-5050.

Um bom exemplo de destino correto do óleo é o da rede de supermercados Jaú Serve que disponibiliza um barril para que os consumidores depositem a garrafa PET com o produto usado. A cada litro arrecadado seu valor é revertido a R$ 1,00 e doado à Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais de Piracicaba (APAE). Segundo o gerente da loja do bairro São Dimas, Fabiano Barrichello, são recolhidos cerca de 500 litros por mês de óleo usado. “Realizamos essa ação há aproximadamente quatro anos e com essa iniciativa é possível unir ações de proteção ao meio ambiente e também ajudar o próximo”, completa Barrichello.

Passo a passo para armazenar o óleo corretamente:

·         Após o uso, espere o óleo esfriar para manuseá-lo;
·         Não armazene o óleo em qualquer recipiente – pode causar a contaminação do mesmo;
·         O ideal para armazenar o óleo são garrafas PET (refrigerantes e água). Lave-as antes de utilizá-las;
·         Coloque um funil na boca da garrafa para despejar o óleo;
·         Feche bem a tampa, para evitar vazamentos;
·         Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor.

Lista dos estabelecimentos que aderiram à campanha ‘De Olho no Óleo’:

·         Jaú Serve: Rua Capitão Emídio, 537 – Bairro São Dimas;
·         Jaú Serve: Praça da Catedral, 1061 – Bairro Centro;
·         Grazie Supermercado: Avenida Piracicamirim, 2372 – Bairro Piracicamirim;
·         Empório do Vovô: Rua Bom Jesus, 74 – Bairro Cidade Alta.

Deixe um comentário