Fatec contra o Tráfico de Animais Silvestres

Alunos da Fatec Piracicaba promovem Ação Ambiental na Escola E.E. Prof. Augusto Saes, no dia 30 de outubro de 2013 às 14hs, para crianças do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, com palestras, dinâmicas de conscientização e exposição de animais silvestres registrados pelo IBAMA.

O Brasil é alvo frequente dos traficantes de animais silvestres e exóticos, devido a sua ampla biodiversidade. Estima-se que a prática ilegal movimenta milhões de dólares por ano e contribui diretamente para a extinção de várias espécies brasileiras.

A iniciativa de conscientizar as crianças, quanto à importância da fauna para o nosso país e para o meio ambiente, é de suma importância na luta contra o tráfico, abandono e maus tratos à esses seres vivos essenciais para o equilíbrio da natureza.

Apenas 1% dos animais retirados de seu habitat natural, sobrevivem. No Brasil, segundo o IBAMA, 218 espécies de animais encontram-se ameaçadas de extinção, sendo que 7 delas foram consideradas extintas por não existir registros de sua passagem, observação e presença nas matas há mais de 50 anos.

O médico veterinário, Dr. Thiago Vilalta, diretor da Exotic Pet Center, tem trabalhado e contribuído para a recuperação e tratamento de animais silvestres e exóticos, abandonados e feridos na região de Piracicaba. Ele recebe em sua clínica esses animais, fornece o tratamento até que estejam recuperados e possam voltar à natureza.

“Mais do que remediar, o importante é prevenir”, ressalta Vilalta, pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens. O diretor ministrará palestras e dinâmicas para envolver as crianças com a causa, e fazer com que se tornem agentes multiplicadores de informação à comunidade.

Deixe uma resposta