Festa da Polenta em Santa Olímpia

polentaO bairro de Santa Olímpia, na zona rural de Piracicaba, possui algumas festas em seu calendário. A mais famosa é, com certeza, a Festa da Polenta, em comemoração a imigração trentina para a cidade de Piracicaba.
Um desfile típico para a divulgação , com a participação da rainha e da princesa da festa, moradores e grupos culturais acontece as 13h na Avenida Carlos Mauro, em Águas de São Pedro.
A animada festa tirolesa entrou no calendário oficial das festas culturais da cidade. Muitos dos visitantes e turistas de várias partes do Brasil participam da festa com o objetivo de apreciar a cultura trentino-tirolesa do bairro. Assim, a Festa da Polenta propicia, através das apresentações de corais e danças folclóricas do próprio bairro, um final de semana muito animado para seus visitantes.
Além de visitar a festa, é possível conhecer mais sobre a história de Santa Olímpia, por meio do Centro Histórico-Cultural e dos monumentos e obras existentes no bairro (igreja histórica, via sacra, gruta, museu). Também são realizados a eleição e o desfile da Rainha e Princesa da Festa da Polenta. O dialeto trentino faz parte do currículo escolar dos bairros santa Olímpia e Santana.
A grandiosa festa, que reúne mais de 15 mil pessoas, conta com várias atrações gastronômicas. Preparada pelas mammas e nonas do bairro, a polenta con crauti (polenta acompanhada de chucrute, speck e lingüiça), é a especialidade da festa e são vendidas milhares.
Também são encontrados demais pratos tradicionais da cozinha trentina/tirolesa, como canederle ou knödel (nhoques de pão com linguiça e especiarias, servidos em uma sopa de frango), a polenta con cuccagna (fritada de ovos com tomates, linguiça, bacon e queijo) o strangola pretti (nhoques verdes), polenta frita, salsichão, os deliciosos gròstoi (pasteizinhos doces), entre outros pratos típicos; também são servidas porções. Todas as especialidades podem ser acompanhadas por boa cerveja, mas os destaques ficam para os ótimos vinhos tintos, vinho de laranja e a grappa (destilado da casca da uva), todos de fabricação artesanal da vinícola do próprio bairro.
Além disso, no porão da casa sede, é montada uma aconchegante cafeteria trentina na qual são servidos vários tipos de bebidas quentes, como cappuccino, chocolate quente e café expresso além de alguns tipos de chás. Para acompanhar as bebidas, as moradoras do bairro preparam pães e bolos caseiros. Cada ano, um grupo musical encanta os visitantes da cafeteria tornando o ambiente muito mais agradável.
Sempre realizada no mês de Julho, a Festa da Polenta esquenta o frio do inverno e anualmente tem atraído maior número de visitantes. Muitos descendentes trentinos de outros estados também visitam com frequência a animada festa tirolesa. Com muita animação, musica típica, boa comida, danças folclóricas e a famosa hospitalidade trentina, a festa é a maior atração do Bairro Santa Olímpia e uma das maiores da cidade de Piracicaba.

Confira a programação:
Sexta-feira – 19/07
19h- missa
20h – abertura oficial com a apresentação da rainha e princesa da festa
20h30 – Apresentação dos grupos de Santa Olímpia de danças folclóricas
22h – Show com a banda “Deco Dalponte –Banda Premier” da cidade de Blumenau – SC

Sábado – 20/07
11h começa a festa
14h – apresentação rainha e princesa e Baile da terceira idade (até as 17h)
14h30 – Grupos de danças folclóricas de Santa Olímpia e convidados
19h15 – Missa em louvor a Santa Olímpia
20h30 – Coral “Vá Pensiero” de Santa Olímpia
21h30 – Grupos folclóricos de Santa Olímpia
22h – “Deco Dalponte Banda Premier”

Domingo – 21/07
9h30- missa
13h – Coral “Vá Pensiero”
13h30 – coral Stella Alpina
14h – Coro Caneva
15h – Grupos folclóricos de Santa Olímpia
16h – Banda Nostalgia de Santana
20h – queima de fogos encerrando a festa

 

Deixe uma resposta