Festa da Polenta em Santa Olímpia acontece neste fim de semana

1000081_599514246749340_1569999592_nO bairro de Santa Olímpia possui algumas festas em seu calendário. A mais famosa é, com certeza, a Festa da Polenta, que ocorre anualmente no último final de semana do mês de julho, este ano nos dias 19, 20 e 21 de julho.

Todos os anos, o Bairro Santa Olímpia promove a tradicional Festa da Polenta, que comemora a imigração trentina para a cidade de Piracicaba. Iniciada em 1992 para festejar o centenário da imigração trentina à Piracicaba, a festa foi repetida em 1993 e somente em 1999 teve sua terceira edição, na comemoração do novo salão paroquial. Com auxílio da prefeitura municipal de Piracicaba, a festa continuou anualmente e torna-se cada vez mais popular, principalmente pela pela alegria que contagia a todos os seus participantes.

Com o reconhecimento da Prefeitura Municipal de Piracicaba, esta fez com que a animada festa tirolesa entrasse no calendário oficial das festas culturais da cidade. Muitos dos visitantes e turistas de várias partes do Brasil participam da festa com o objetivo de apreciar a cultura trentino-tirolesa do bairro. Assim, a Festa da Polenta propicia, através das apresentações de corais e danças folclóricas do próprio bairro, um final de semana muito animado para seus visitantes.

Além de visitar a festa, é possível conhecer mais sobre a história de Santa Olímpia, através do Centro Histórico-Cultural e dos monumentos e obras existentes no bairro (igreja histórica,via sacra, gruta, etc). Também são realizados a eleição e o desfile da Rainha e Embaixatriz da Festa da Polenta.

A grandiosa festa, que reúne cerca de 15 mil pessoas, conta com várias atrações gastronômicas. Preparada pelas mammas e nonas do bairro, a polenta concrauti (polenta acompanhada de chucrute, speck e lingüiça), é a especialidade da festa e são vendidas milhares.

Também são encontrados demais pratos tradicionais da cozinha trentina/tirolesa, como canederle ou knödel (nhoques de pão com lingüiça e especiarias, servidos em uma sopa de frango), a polenta con cuccagna (fritada de ovos com tomates, lingüiça, bacon e queijo) o strangola pretti (nhoques verdes), polenta frita, salsichão, os deliciosos gròstoi (pasteiszinhos doces), entre outros pratos típicos; também são servidas porções. Todas as especialidades podem ser acompanhadas por boa cerveja, mas os destaques vão para os ótimos vinhos tintos, vinho de laranja e a grappa (destilado da casca da uva), todos de fabricação local.

Além disso, no porão da casa sede, é montada uma aconchegante cafeteria trentina na qual são servidos vários tipos de bebidas quentes, como cappuccino, chocolate quente e café expresso além de alguns tipos de chás. Para acompanhar as bebidas, as moradoras do bairro preparam pães e bolos caseiros. Cada ano, um grupo musical encanta os visitantes da cafeteria tornando o ambiente muito mais agradável.

 

Deixe uma resposta