Inscrições abertas para oficinas do seminário Mão na Massa

Entre os dias 25 e 29 de agosto, o Sesc Piracicaba realiza o Seminário Mão na Massa, que tem a proposta de valorizar as técnicas artesanais e estimular processos autônomos de artesãos e o desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades.

Durante os cinco dias de atividades, todas gratuitas, o público poderá participar de rodas de conversa, oficinas de saberes e fazeres e também conhecer as redes de trocas baseadas no conceito de economia solidária. Asinscrições para as oficinas de bordado, produtos ecológicos, estamparia e aspecto conceitual de Economia Solidária já estão abertas, são gratuitas e têm vagas limitadas. Os interessados devem contatar a Central de Atendimento do Sesc Piracicaba ou também enviar e-mail para[email protected] com o nome da oficina, nome do participante, idade e telefone.
Livreto de programação completo – Seminário Mão na Massa: http://issuu.com/sescpiracicaba/docs/seminario_mao_na_massa
Sobre o Seminário Mão na Massa :  Em co-curadoria com a Artesol, associação defensora de ações de salvaguarda do artesanato brasileiro, o Sesc Piracicaba realiza o Seminário Mão na Massa, que trará à tona a temática da valorização social e integra as ações institucionais desenvolvidas pelo SescSP direcionadas à toda comunidade por meio de cursos, mostras, oficinas, entre outras, que desenvolvam e aprimorem habilidades e contribuam para o fortalecimento das identidades e da autoestima, inclusão produtiva e consequente melhoria da qualidade de vida.

 
Programação completa

Dia 25 | Abertura – Terça-feira

14h – 14h45 Palestra sobre Valorização Social com Cristina Fongaro (Sesc) e Josiane Masson (Artesol)

14h45 – 16h Histórias de Vida: roda de conversa com a Família Soledade

16h – 17h Apresentação de produtos confeccionados pela Família Soledade

 

Família Soledade

Pedro, João Antonio, Aparecida e Maria Elisa, pertencem a uma família tradicional e conhecida por resguardarem a manifestação do batuque de umbigada e pela produção de deliciosas receitas como doces de abóbora, batata, goiabada, pães entre outros. A avó cozinhou na igreja da cidade por mais de 30 anos e seus quitutes podiam ser apreciados na Festa do Divino. Hoje a família mantém a tradição cozinhando suas receitas secretas e vendendo no mercado chamado Varejão.

 

Dia 26 | segundo dia – Quarta-feira

14h – 15h Histórias de Vida: roda de conversa com o grupo Costurando Futuro

15h – 17h Oficina de Saberes e Fazeres (bordado)

 

Costurando Futuro

Terezinha de Lourdes Caraça, Creusa da Conceição, Daiana dos Santos, Genilda Teixeira e Sebastiana dos Santos são artesãs e fazem parte deste projeto, uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ para mulheres moradoras dos bairros rurais do Moinho I e II, em Nazaré Paulista – SP. O grupo foi formado em 2002 com o objetivo de incrementar a renda dessas famílias e de minimizar a pressão exercida sobre os recursos naturais da região, sendo a capacitação dessas mulheres para a atividade de costura e bordado de bolsas e camisetas com aplicação de motivos que retratam espécies da fauna e flora nacional.

 

Dia 27 | terceiro dia – Quinta-feira

14h – 15h Histórias de Vida: roda de conversa com grupo Cardume de Mães

15h – 17h Oficina de Saberes e Fazeres (produtos ecológicos)

 

Cardume de Mães

Eliane Maria Marques e Maria Rosalina Matos são costureiras e integrantes do grupo formado com apoio do Projeto Arrastão. O Cardume de Mães passou pela formação técnica-empreendedora “Possíveis Empreendedores”, realizada pelo Design Possível, e atualmente se encontra em fase de encubação, gerenciando boa parte de seus negócios. Os produtos são feitos com matéria-prima de resíduos de banner de publicidade, que podem receber aplicação de tecidos e estampas, criando acessórios e bolsas dos mais diversos tipos.

 

Dia 28 | quarto dia – Sexta-feira

14h – 15h Histórias de Vida: roda de conversa com grupo BotuÁfrica

15h – 17h Oficina de Saberes e Fazeres (estamparia)

 

BotuÁfrica

Tem como missão criar um espaço de visibilidade para o artesanato brasileiro, promovendo-o enquanto atividade sustentável que preserva, simultaneamente, a cultura, a sociedade e o ecossistema, atuando na melhoria da qualidade de vida dos artesãos. O objetivo é participar em todos os momentos que compõem a atividade artesanal – desde a produção, a comercialização, a divulgação e a aquisição – contribuindo para uma melhoria real e efetiva em todos os elementos de seu processo, valorizando assim, a realização de um trabalho justo, que vai ao encontro da identidade e da história cultural do país, reduzindo ao mínimo os danos e impactos decorrentes dele.

 

Dia 29 | quinto dia – Sábado

14h – 15h Histórias de Vida: roda de conversa com Cleide Toledo

15h – 16h Oficina: aspecto conceitual de “Economia Solidária”

16h – 18h Feira de Troca da Varanda Cultural com Aniete Abreu

Cleide Toledo

A artesã é residente da Vila Esperança, na Penha, bairro de São Paulo. Graças ao trançado de taboa ela conseguiu criar os filhos após a morte do marido e mais – tornou-se referência mundial nesse ofício. Porém, a viúva de 57 anos nem sempre imaginou que sua vida seria ganha dessa maneira. Quando se casou com o artesão Manuel Baptista Neto, em 1976, ela estudava bioquímica e trabalhava em um banco de sangue. Porém, como o serviço do marido não pagava as despesas da casa, ela largou a área da saúde para auxiliá-lo em sua oficina. A rotina atualmente é puxada e inclui duas visitas mensais ao brejo, onde as folhas são colhidas. Entre seus clientes estão decoradores, arquitetos e cenógrafos. Dali saem vasos, estátuas e até cabeceira de cama.

Contato para imprensa:
Responsável pela programação do Seminário Mão na Massa no Sesc Piracicaba – Marília: (19) 3437-9249 /[email protected]

SERVIÇO
ESPECIAL
O que: Seminário Mão na Massa
Quando: De 25 a 29/8
Inscrições para oficinas: Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail [email protected], informando nome da atividade, do participante, idade e telefone.
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro. Piracicaba/SP
Quanto: Grátis.

Deixe um comentário