Instituto Formar celebra 50 anos de atividades

O Instituto Formar completa neste mês de abril 50 anos de fundação e de dedicação ao desenvolvimento de cidadãos, por meio de formação profissional e integração de jovens ao mundo do trabalho. Fundada como Guarda Mirim de Piracicaba, a instituição começou com 15 adolescentes e, nos dias atuais atende cerca de 570 aprendizes por ano.

As comemorações, com apoio do Centro Cultural Martha Watts e do Instituto Educacional Piracicabano (IEP), têm inicio com a Exposição de Fotos e com o lançamento do livro “Meio Século de Oportunidades Construídas”, da escritora Beatriz Vicentini.

De 1º a 20 de abril, o público poderá visitar a exposição de fotos históricas na Sala Monet do Centro Cultural Martha Watts de segunda a sexta (exceto feriados), das 9 às 17 horas. A abertura será realizada no dia 1º de abril às 15 horas.

“Mostraremos as cinco décadas em trinta imagens selecionadas que retratam a história e transformação estrutural e conceitual do Instituto Formar”, afirma o gerente administrativo, Fábio do Amaral Sanches.

A exposição composta com imagens em preto e branco e coloridas têm assinatura dos fotógrafos Bolly Vieira, Davi Negri, Justino Lucente, Valnei dos Santos e também do acervo da entidade.

Momentos históricos como Desfiles de 7 de setembro, apresentações da Banda João Romeu Pittoli, os primeiros anos de atividade da Guarda Mirim, ações pelo desenvolvimento da socioaprendizagem, Cia de Teatro Ronaumrose, atividades pela cidade, prêmios e outros grandes acontecimentos neste meio século de fundação compõem a mostra.

 

Livro será lançado no dia 19 de abril

O lançamento do livro escrito pela jornalista Beatriz Vicentini, será realizado em 19 de abril, às 20 horas no Salão Nobre do Colégio Piracicabano, Centro de Piracicaba.

A publicação “Meio Século de Oportunidades Construídas” narra os 50 anos da instituição que já atendeu mais de 8 mil jovens e é classificada atualmente como referência em socioaprendizagem no Brasil.

Na cerimônia de lançamento, haverá Concerto especial de aniversário da Banda João Romeu Pitolli sob a regência dos maestros Eloy Porto Neto e Evandro dos Santos.

O livro será o ponto alto das comemorações, pois é o primeiro que resgata a história e as grandes transformações da instituição e da sociedade nesses 50 anos. “Este é um livro que conta histórias de adultos que acreditaram que era possível educar e criar melhores oportunidades para crianças pobres e sem grandes perspectivas, histórias de adolescentes que descobriram e viabilizaram sonhos, construindo um futuro muito diferente do que poderiam imaginar anos antes. Histórias que despertam curiosidade, admiração, que emocionam e, por vezes, reforçam esperança”, revela a escritora.

 

Serviço:

Atividade: Exposição de Fotos “Meio Século de Oportunidades Construídas”

Data/hora: 1º a 20 de abril – Visitação de segunda a sexta, das 9 às 17 horas

Local: Sala Monet – Centro Cultural Martha Watts – Rua Boa Morte, 1257 – Centro – Piracicaba/SP.

 

Evento: Lançamento do livro “Meio Século de Oportunidades Construídas”

Data/hora: 19 de abril – 20 horas

Local: Salão Nobre do Colégio Piracicabano – Rua Boa Morte, 1225 – Centro de Piracicaba.

Para participar deste evento, é necessário confirmar presença  pelo (19) 3437-8888 ou [email protected]

Apoio Cultural: Centro Cultural Martha Watts e Instituto Educacional Piracicabano (IEP)

Deixe um comentário