Prefeitura lança logotipo que comemora os 250 anos de Piracicaba

Logo por Fábio Grecchi

Logo por Fábio Grecchi

Foi apresentado hoje (17) o logotipo oficial para as comemorações do aniversário de 250 anos de Piracicaba. O trabalho escolhido foi o do publicitário Fábio Grecchi, após votação dos integrantes da comissão, criada para as festividades da cidade.

O concurso, promovido pela Prefeitura, recebeu pela internet 22 trabalhos de publicitários de Piracicaba e de outras cidades da região, como Campinas. Os secretários José Antonio de Godoy (Governo e Desenvolvimento Econômico) e Rosângela Camolese (Ação Cultural e Turismo) são os responsáveis pela organização das festividades, ao lado de entidades da cidade. Participaram da coletiva representantes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Rotary, Sesc (Serviço Social do Comércio), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e da Comissão de Eventos Cívicos.

Para a escolha, foram apresentados os trabalhos (sem qualquer identificação) e foi feita uma primeira votação. Dos 22, restaram seis propostas. Em seguida, em nova votação, foram escolhidos três e, com 16 votos, acabou sendo escolhido o logotipo do publicitário Fábio Grecchi.

O logotipo criado pelo publicitário Fábio Grecchi buscou inspiração nas belezas que as pessoas, tanto os piracicabanos quanto os turistas, veem na região da Rua do Porto, um dos principais cartões-postais de Piracicaba. “Juntei os elementos Engenho Central, peixe e rio à cana-de-açúcar, para ressaltar tantos as belezas naturais quanto lembrar o desenvolvimento da cidade, por meio do agronegócio”, explicou Grecchi.

FESTIVIDADES – Os integrantes da Comissão dos 250 anos já se reuniram por duas vezes. Na primeira, além da apresentação formal, foi escolhido o logotipo. No segundo encontro, as entidades e as secretarias municipais apresentaram suas ações para as festividades dos 250 anos, que ocorrerão durante todo o mês de agosto.

Entre as programações já confirmadas estão a comemoração feita na praça José Bonifácio, pela manhã e também um evento, que ocorrerá no Marco de Fundação da Cidade, localizado no Engenho Central, no período da tarde. Rosângela lembrou que o prazo final para envio de programações para a Semac será na última sexta-feira de abril (28) e, que depois deste prazo, será formatada uma planilha com a programação. Ela lembra que as propostas podem ser enviadas para o e-mail semac@piracicaba.sp.gov.br

A roteirização das festividades está centralizada na Semac_Tur. A secretária Rosângela Camolese explicou que a intenção é de que, independentemente das ações oficiais, as empresas ou entidades poderão, ao longo deste ano e do próximo, desenvolverem atividades alusivas ao aniversário da cidade.

O secretário Godoy explicou que, apesar da crise financeira da Prefeitura e dos constantes cortes de gastos, a comissão vem usando de criatividade e bom senso para as ações do aniversário, todas com baixo custo.

Ficou decidido, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), que será cunhada uma medalha alusiva aos 250 anos. Ela será comercializada por R$ 100, com pedidos na própria Acipi. Durante sua fala, Godoy ainda lembrou que os Correios elaborarão um selo comemorativo e também um carimbo alusivos ao aniversário de 250 anos.

Deixe uma resposta