Santa Casa faz campanha interna para detectar tuberculose

Em decorrência da orientação que a Comissão Municipal de Tuberculose fez a todas as instituições de saúde da cidade, a Santa Casa de Piracicaba realiza até o próximo dia 24 de março, data que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, campanha interna para identificação de funcionários que apresentem sintomas da doença. A equipe do SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Irmandade atua fazendo a distribuição de frascos para orientações e coleta de material para exame e posterior envio ao laboratório municipal para análise. O resultado sai em até dois dias e os casos positivos serão encaminhados ao CEDIC- Centro de Doenças Infecto-Contagiosas para tratamento.

De acordo com a enfermeira coordenadora do setor, Liliana Coelho, todas as lideranças dos setores do Hospital atuam como agentes multiplicadores da campanha, orientando suas equipes de funcionários sobre os sintomas da doença e a importância de colher o exame. “Quando não diagnosticada e tratada adequadamente, a tuberculose pode matar”, explica Liliana, lembrando que a doença progride quando o diagnóstico é tardio, quando o uso da medicação é inadequado ou quando o tratamento é abandonado.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Transmitida por via aérea, apresenta como sintomas tosse por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento acentuado e expectoração com sangue.

Dados do Ministério da Saúde revelam que nos últimos 10 anos a incidência de casos de tuberculose no Brasil reduziu 20,2%, passando de 38,7 casos/100 mil habitantes em 2006 para 30,9 casos/100 mil habitantes em 2015. Em relação ao número de casos novos, a redução nesse período foi de 12,5%. Em 2015, foram notificados 63.189 casos em todo o país, contra 72.213 em 2006. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, atualmente, existam no mundo nove milhões de casos novos da doença.

A boa notícia, entretanto, é que a tuberculose tem cura e o tratamento é feito pelo SUS por, no mínimo, seis meses, por meio de medicação diária que não deve ser interrompida após a melhora aparente dos sintomas.

Deixe uma resposta