Senac Piracicaba oferece formação em terapias integrativas

Uma massagem ao invés de um comprimido de relaxante muscular, uma reenergização no lugar de um remédio para dor de cabeça. As chamadas terapias integrativas ou medicina alternativa ganham espaço entre as pessoas que buscam uma vida mais natural ou sofrem com os efeitos colaterais de remédios.

Muitos homens e mulheres buscam combater o estresse diário, recorrendo ao uso de técnicas milenares da medicina chinesa e de outras propostas, como o Reiki e a massagem terapêutica.

Com o objetivo de preparar os profissionais da área de saúde e bem-estar para atender a essa crescente demanda, o Senac Piracicaba oferece os cursos Ventosaterapia e Moxabustão, Massagem Relaxante e Energética, Depilação e Reiki – nível 1 e 2. Os títulos, com início em agosto, são indicados para massagistas, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem que tenham o interesse em entender o homem de forma global.

A docente da área de saúde e bem-estar Lígia Cury explica que as terapias integrativas são formações complementares que ajudam o profissional a diversificar sua atuação. “Elas estão cada vez mais conhecidas e por isso as pessoas procuram quem saiba aplicar essas técnicas.”

Na técnica do Reiki, o profissional usa a imposição de mãos para reenergizar o paciente e ajudá-lo a recuperar o bem-estar, a qualidade de sono e o combate à ansiedade.

Da milenar medicina chinesa, a ventosa e a moxabustão estimulam pontos de energia do corpo que estão em desequilíbrio. Na ventosa, um copo é preso na pele para comprimir a região e na moxabustão é usado um bastão de artemísia aquecido para estimular os pontos ou sedar locais com dores, como pescoço e costas.

A técnica da massagem relaxante é clássica e ajuda a garantir a circulação, o relaxamento, o bom funcionamento do estômago e intestinos, além de afastar a ansiedade.

Outro curso da área com inscrições abertas é o de Depilação. Nas aulas, os estudantes conhecerão as técnicas de depilação, os materiais e as exigências legais e de higiene para se trabalhar na área.

Para se inscrever no curso Depilação é necessário ter ensino fundamental e 18 anos, no mínimo. Para os cursos Reiki e Massagem Relaxante, o pré-requisito é o ensino médio. Para o curso Ventosaterapia e Moxabustão é preciso ter 18 anos, no mínimo, estar cursando técnico ou graduação na área de saúde física e mental, além de ter conhecimentos de medicina chinesa.

Conheça nossa Política de Bolsas de Estudo

Alguns desses cursos são contemplados pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo para atender pessoas com renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais (R$ 1.356), entre outros requisitos. Mais informações podem ser obtidas em uma unidade Senac ou no endereço www.sp.senac.br/bolsadeestudo.

Deixe uma resposta