Vigilância recebe vacinas contra a gripe

O município de Piracicaba será o primeiro, entre os 26 da região do DRS-X (Departamento Regional de Saúde), a receber as doses da vacina contra a Influenza para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, programado para este sábado. As doses da vacina chegaram ao GVE-XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica) no início da tarde desta quarta-feira, 27 de abril, e serão entregues à Vigilância Epidemiológica do município até o fim da tarde, segundo o Estado.

“Recebemos a informação de que seremos o primeiro município da região a receber as vacinas. Isso nos tranquiliza e garante material suficiente para os primeiros dias da campanha de vacinação, que começa no sábado”, afirma Moisés Taglietta, diretor da Vigilância em Saúde de Piracicaba.

Em e-mail enviado na tarde desta quarta-feira (27), a Divisão de Imunização do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria de Estado da Saúde, informa nova alteração no calendário da campanha.

Pelo novo comunicado, a vacinação terá início no sábado, 30 de abril, para crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e também para os idosos (com mais de 60 anos), que em comunicado anterior informava que seriam vacinados apenas na segunda etapa da campanha, a partir de 9 de maio.

Também serão vacinados na primeira etapa, com início no sábado (30), os indígenas e os profissionais de saúde que atuam em hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados ou nas Unidades Básicas de Saúde.

A campanha agora passa a ser realizada em duas etapas, com a segunda tendo início em 9 de maio. Nesta fase, segundo o comunicado, a vacina estará disponível para as pessoas com doenças crônicas, os demais trabalhadores da saúde e os encarcerados.

“O comunicado cita que a segunda grade de vacinas começa a ser distribuída aos municípios a partir de 2 de maio. Isso nos tranquiliza e projeta um cenário de que todas as pessoas com indicação deem receber a imunização este ano”, ressalta Taglietta.

 

DIA D
Com o fornecimento inicial da vacina garantido, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar o número de postos de vacinação no sábado (30), Dia D de vacinação na zona urbana. Além de 42 unidades de saúde, a vacina estará disponível também em outros 17 postos volantes, totalizando 59 pontos de vacinação.

“Apesar do surto de H1N1 no Estado, alertamos que as pessoas não precisam correr aos postos de vacinação no primeiro dia da campanha. Teremos vacina suficiente para a campanha e a partir de segunda-feira (2 de maio), ela estará disponível em todas as unidades de saúde da Atenção Básica”, alerta o diretor da Vigilância em Saúde.

Confira a relação de postos de vacinação que estarão disponíveis no sábado, 30 de abril:

CRAB Novo Horizonte

CRAB Piracicamirim

CRAB Vila Cristina

CRAB Vila Rezende

CRAB Santa Teresinha

PSF Algodoal

PSF Ártemis

PSF Astúrias

PSF Boa Esperança 1

PSF Boa Esperança 2

PSF Bosques do Lenheiro 1

PSF Cecap

PSF Costa Rica

PSF Gilda

PSF IAA 1

PSF Itapuã 2

PSF Jaraguá 1

PSF Jardim das Flores

PSF Jardim Oriente

PSF Jardim Vitória

PSF Mario Dedini 2

PSF Monte Líbano 1

PSF Monte Líbano 2

PSF Parque Orlanda

PSF Santa Rosa 1

PSF Serra Verde

PSF São José

PSF São Francisco

PSF Sol Nascente

PSF Tatuapé 1

PSF Tupi

PSF Vila Fátima

PSF Vila Industrial

UBS Alvorada

UBS Caxambu

UBS Centro

UBS Esplanada

UBS Independência

UBS Jupiá

UBS Parque Piracicaba (Balbo)

UBS Pauliceia

UBS Planalto

Estação do Idoso

Praça José Bonifácio

Praça da Matriz (Vila Rezende)

Praça Takaki

Terminal Central de Integração

Terminal Vila Sônia

Centro de Especialidades Médicas

Carrefour

COOP

Enxuto

Jaú Serve (São Dimas)

Pão de Açúcar

Supermercado Delta (Areão)

Supermercado Delta (Vl. Monteiro)

Supermercado Ideal

Walmart

Padaria Razera

Deixe um comentário