Senac Piracicaba forma 385 aprendizes por ano

O Senac Piracicaba vai formar, até o final deste ano, 385 aprendizes, divididos em 11 turmas do Programa Aprendizagem Gestão e Negócios. A previsão para 2013 é manter o mesmo número de vagas, que devem ser preenchidas por jovens de 14 a 24 anos, contratados por empresas dos setores de comércio, turismo e serviços.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Piracicaba tem uma demanda de 3.480 aprendizes neste ano. O programa do Senac visa atender à Lei de Aprendizagem, que define que todas as empresas devem empregar aprendizes em quantidade estabelecida de acordo com o número de funcionários regulares.

Segundo João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba, a empresa que participa do programa, além de cumprir seu papel obrigatório de contratante do aprendiz na legislação, torna-se parceira do Senac. “O empresário também passa a fazer parte do processo de transformação desse jovem, dando oportunidades de trabalho e ajudando a construir uma vida pessoal e profissional mais digna e inclusiva”, afirma.

Para participar do programa, é preciso ter ensino fundamental completo ou em andamento. O curso tem duração de um ano e, durante esse período, os alunos cumprem carga horária teórica semanal, participando de aulas como informática, atitude empreendedora, ambientação profissional, saúde e segurança do trabalho e rotinas básicas. A parte prática do aprendizado é feita na empresa onde o aluno trabalha. “Muitos jovens são contratados depois da finalização do processo de aprendizagem, por estarem bem preparados para a função para a qual foram treinados. Estimamos que cerca de 20% seja efetivado ao final do curso”, diz Goia.

Deixe um comentário