Fala sério!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

DE PIRACICABA PARA O VATICANO

O senador piracicabano Fausto Longo, com cadeira no senado italiano, estará no Vaticano amanhã, dia 29, às 11h30 no horário de Roma (8h30 no Brasil) aonde se encontrará com o Papa Francisco juntamente com deputados e senadores italianos da América do Sul. O senador Longo vai pedir ao Papa apoio para a construção do Hospital Ítalo-brasileiro, que será erguido em São Paulo. O prefeito de São Paulo Fernando Haddad já fez a doação da área no bairro da Mooca e o projeto do novo hospital está sendo executado pelo arquiteto Renzo Piano, hoje considerado um dos maiores nomes da arquitetura no mundo. Este projeto do senador Longo dará para a Capital um hospital de referência para as comunidades brasileira e italiana. Só em São Paulo são mais de quatro milhões de ítalos descendentes e italianos. No estado, residem outros 14 milhões.

PRESSÃO

Os vereadores não podem pressionar o vereador Matheus Erler pelas ações que vem tomando para moralizar o legislativo. Como presidente da Câmara, ele não pode ficar esperando os edis voltarem das férias para tomar atitudes administrativas para o bom funcionamento da casa. Tem vereador que não faz nada e só fica no bastidor tentando desestabilizar quem quer trabalhar com transparência.

PRESSÃO II

Falo em moralizar no sentido até de comportamento de certos vereadores que, ao invés de ajudar, atrapalham fazendo comentários ou usando a tribuna com discursos que desmoralizam a imagem do legislativo. O despreparo de alguns é enorme vergonhoso. Talvez por isso alguns quisessem manter o vidro entre o plenário e o publico. FALA SÉRIO!

APURAÇÃO RIGOROSA

O promotor do Patrimônio Público João Carlos de Camargo está empenhado em apurar com rigor um possível direcionamento em licitação na Câmara de Vereadores de Piracicaba.  É muito estranho uma empresa receber “um email errado” de um funcionário da Câmara que teria facilitado uma empresa vencer uma licitação. Isso é acreditar em Papai Noel. Supõe-se que quem atua nessa área tem experiência e conhecimento do processo licitatório.

APURAÇÃO RIGOROSA II

Ao apgar das luzes no ano passado, a concorrência foi aberta pelo ex-presidente João Manoel dos Santos. O atual presidente Matheus Erler abriu sindicância para apurar o fato. É isso aí Matheus, esperamos que o corporativismo da Câmara não faça com que nada se apure e fique tudo por isso mesmo. Se houve má fé, que os responsáveis sejam punidos. Se a sindicância da Câmara nada apurar e a Promotoria verificar que houve irregularidade, o discurso de transparência do atual presidente vai cair por terra. Por isso é preciso tomar muito cuidado como as coisas serão conduzidas.  Que tal aproveitar e fazer uma varredura nas concorrências realizadas nos últimos dois anos pelo legislativo?

FORA TROTE

A CPI da Assembleia Legislativa do estado, que apura os vergonhosos trotes nas universidades estaduais paulistas, chegou até agora a uma dura realidade. Os trotes mais cruéis são aplicados por alunos da renomada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz. Aliás, não é de hoje que os veteranos alunos dos cursos de agronomia da ESALQ realizam perversidades, como se estivessem tratando de animais com a conivência de professores e funcionários da Universidade. A direção da ESALQ não pode se omitir diante da gravidade do problema. Tudo tem limite.

FORA TROTE II

As repúblicas espalhadas pela cidade são, sim, extensões da universidade. Afinal, que tipo de profissionais estamos formando? Onde fica a moral e a ética? Eu jamais contrataria um profissional com esta índole para trabalhar onde quer que fosse. Dizer que é coisa de jovem não cola mais. Que o digam os vizinhos dessas repúblicas espalhadas pela cidade. Nos cursos de medicina da USP as histórias de violência e abuso sexual contra as alunas não são diferentes. FALA SÉRIO!

 ÁGUA PARA QUEM PODE

Perguntar não ofende. Se não existe racionamento de água, porque falta água todos os dias em uma dezena de bairros de Piracicaba? Porque só falta água nos bairros da periferia da cidade? Porque não vejo reclamações dos moradores dos bairros nobres? Todos os bairros não são abastecidos pelo mesmo sistema? SEMAE, a população quer estas respostas! Porque, por enquanto, o sistema do corte de água não esta sendo justo.

MANUAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Aqui vai nossa colaboração para o presidente da Câmara Matheus Erler e os vereadores para identificar casos de corrupção. Juristas experientes dão as dicas de como identificar um administrador que esteja desviando recursos públicos.

AULA DA SEMANA

Os tribunais de contas poderiam prestar grande serviço à nação se dentre suas atribuições estivesse a responsabilidade de centralizar um cadastro de todos os pagamentos feitos pelas prefeituras, com CNPJ, CPF, nome e endereço das empresas, valores praticados, a natureza do pagamento e o numero das notas fiscais. Esse cadastro poderia ainda ser compartilhado com as receitas estadual e federal para verificar se os impostos sobre essas vendas à prefeitura estão sendo recolhidos.

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

 

1 comentário

  1. Bernadete Faria em 29/01/2015 às 12:15

    Excelente!! Um olhar sempre muito atento, perspicaz! Parabéns Dijalma e demais colaboradores!

Deixe um comentário