Dois diamantes em uma Jóia

A 51ª Semana “Luiz de Queiroz” na ESALQ, em Piracicaba, ocorrida em outubro de 2008, está inserida nas comemorações do Jubileu de diamante da USP, em 2009.

Também em Piracicaba a ACIPI comemora, em 2008, seus 75 anos de fundação, assim na figura de um diamante já lapidado e outro que está concluindo sua lapidação para formação de uma jóia com funções diferentes, mas ambas de grande contribuição para o Brasil.

A ACIPI, nos seus 75 anos de vida, sempre foi partícipe da vida empresarial e comunitária local, tendo nesse período participado de todos os eventos importantes e marcantes na cidade de Piracicaba e no Estado de São Paulo. A própria USP que, embora fundada há 75 anos, teve sua história iniciada em 1827, com a Fundação da Faculdade de Direito conhecida como a do Largo do São Francisco.

Foi por decisões históricas que a universidade hoje tem influência internacional em todas as áreas do conhecimento, vindo quando da sua fundação agregar outros centros universitários até então isolados mas que formam a grande comunidade acadêmica e científica do Estado de São Paulo.

Nesse período, tivemos em 1901 a fundação da Escola Agrícola Prática de Piracicaba, atual ESALQ, e carinhosamente chamada pelos piracicabanos de Escola Agrícola, centro de estudos que contribuiu e contribui de forma ímpar para as ciências agrárias em todos os seus campos, pesquisando e formando profissionais que hoje fazem do Brasil um País chamado celeiro do mundo, onde, com técnicas avançadas decorrentes de pesquisas de campo, genética e tecnologia tem um dos maiores índices de produtividade.

Desta forma, a inserção da Semana “Luiz de Queiroz” no conjunto das comemorações dos 75 anos da USP, marca a importância desse centro de ensino e sua contribuição para o núcleo das especialidades técnicas e de pesquisa que engrandece a Universidade de São Paulo.

Utilizando velho ditado “as pessoas passam, mas as instituições permanecem”, temos de parabenizar e agradecer aqueles que tiveram a sensibilidade e visão de criar estas duas instituições em especial, no caso da ESALQ, a figura de Luiz de Queiroz e da USP iniciada com seu 1º. Reitor, o prof. Dr. Reynaldo Porchat, e seus continuadores que contribuíram e contribuem para o engrandecimento da formação, pesquisa e ciência de nosso País.

 

José Antonio de Godoy

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI) e do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA)

Deixe uma resposta