Este evento já ocorreu

Imersão cultural africana é tema do “Projeto Erês”

Iniciado no final de agosto, o “Projeto Erês – Identidade e Literatura Negra”, de Piracicaba (SP), realiza nesta quarta-feira, 21, às 20h, sua quarta transmissão, que terá como tema “Imersão cultural africana – construindo referência”. A live, aberta ao público, acontece pelo canal do Youtube do projeto, que pode ser acessado pelo endereço virtual: https://www.youtube.com/channel/UCtxu_QG0AseOFyIQoqA2k2Q.

A transmissão reunirá ações como contação da história “A bela adormecida do samba”, de autoria de Sonia Rosa e ilustrações de Luciana Grethe; bate-papo com Marcio Custódio de Oliveira (Mestre Folha) sobre capoeira e educação; oficina de turbante com Francine Aguiar, da Zip Zag Ateliê; e apresentação de batuque de umbigada com o coletivo local “Casa de Batuqueiro”.

A iniciativa foi aprovada no ProAC Editais e conta com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da ETC Produção.

Projeto

Com o objetivo de fomentar a literatura afro-brasileira no interior paulista e trabalhar a subjetividade negra de forma lúdica, o “Projeto Erês – Identidade e Literatura Negra” realiza uma série de ações reunidas em oito transmissões on-line, que trazem à tona a valorização da cultura negra.

“É necessário trabalhar as relações sociais e a autoafirmação do negro sem passar por uma vivência racista e, sim, a partir de uma ludicidade produzida e pensada para os afrodescendentes, que é possibilitada pela literatura negra infantil e a partir de um imersão cultural afro-brasileira. Esse é o intuito do projeto”, afirma a professora e pedagoga Lia Teodoro Martins, idealizadora e coordenadora da iniciativa.

“Os encontros vão trazer materiais práticos e permitir a qualificação lúdica de todos que os acompanharem. Trabalhar subjetividades é formar identidades individuais e coletivas permanentes no sujeito, a fim de que o mesmo se torne propagador de sua cultura e seja psicologicamente bem resolvido quanto a sua origem, a ponto de enfrentar o racismo sem grandes danos a sua saúde mental”, completa a idealizadora.

Programação

As lives acontecem sempre às quartas-feiras, às 20h. As próximas transmissões, além do dia 21, acontecem, ainda, 28 de setembro; 5 e 12 de outubro. Entre os temas abordados estão construção de autoimagem, ressignificação de conceitos, conhecimento e identidade. O encerramento acontece no dia 15 de outubro, um sábado, às 17h.

Serviço

“Projeto Erês – Identidade e Literatura Negra”. Acesso gratuito no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCtxu_QG0AseOFyIQoqA2k2Q). Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @eresidentidadeeliteratura.

Informações sobre o evento

Datas e horários

21/08/2022–12/10/2022 20:00

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta